CI

FAO: preço internacional das carnes permanece estável

Índice correspondeu, porém, a uma redução de 0,26% em comparação a fevereiro de 2012


De acordo com a Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em fevereiro passado o preço médio das carnes no mercado internacional permaneceu estável em relação a janeiro, girando em torno dos 177,7 pontos (2002/04 = 100 pontos).

Esse índice correspondeu, também, a uma redução de 0,26% em comparação a fevereiro de 2012.

Conforme o relatório divulgado, as carnes de frango e suína registraram movimentos opostos, com ligeira queda de preços da primeira e pequena alta da segunda. Já as demais carnes permanecem com preços estáveis.

A estabilidade apontada para as carnes contrasta com o retrocesso de preços dos cereais/grãos, em declínio desde outubro de 2012. Mesmo assim permanece enorme a distância entre as carnes e suas matérias-primas, visto que esta última continua a apresentar diferença de preços próxima de 70 pontos.

Além disso, o ambiente recente, de fevereiro passado, continuava bem pior que o de um ano antes, posto que em fevereiro de 2012 as matérias-primas, embora mais caras, apresentavam diferença de menos de 50 pontos em relação às carnes. Ou seja: nesses 12 meses, enquanto o preço das carnes recuou 0,26%, o de suas matérias-primas (apesar das reduções mais recentes) continua a apresentar aumento próximo de 8,5%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.