CI

FAO adota novas normas internacionais para bancos de genes

Objetivo é preservação atual e futura da diversidade vegetal


A Comissão sobre os Recursos Genéticos para a Alimentação e a Agricultura da FAO adotou novas normas internacionais para ajudar os bancos de genes em todo o mundo a conservar a diversidade vegetal de uma forma mais eficiente e rentável. 
 
Reunida em Roma na sua 14.ª sessão ordinária, a Comissão aprovou na quinta-feira as Normas de Bancos de Genes para os Recursos Fitogênicos para a Alimentação e a Agricultura.
 
O Dr. Brad Fraleigh, Presidente do CGRFA-14, classificou as Normas de Bancos de Genes como “um passo importante” para a preservação atual e futura da diversidade vegetal para a segurança alimentar e nutricional. “Estas normas serão extremamente valiosas para criar oportunidades de financiamento para os bancos de genes, assim como para aumentar o uso destes valiosos recursos”, afirmou.
 
O Dr. Clayton Campanhola, Diretor da Divisão de Produção e Proteção Vegetal da FAO, mostrou-se satisfeito com os esforços pioneiros de especialistas de programas nacionais e de outras organizações internacionais e regionais na preparação destas normas.
 
As Normas de Banco de Genes são voluntárias mas têm valor e utilidade universais na orientação da gestão de bancos de genes para sementes, quer seja na manutenção do germoplasma nas recolhas de campo, ou conservado através da criopreservação e em culturas in vitro. As normas foram desenvolvidas em resposta aos novos progressos técnicos e ao aumento da cobertura das colheitas de diversidade vegetal. A aplicação sistemática destas normas exigirá a mobilização de recursos financeiros para melhorar as competências profissionais nos países em vias de desenvolvimento.
 
As Normas de Bancos de Genes estarão disponíveis em todas as línguas oficiais da ONU.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.