CI

FAO alerta para desperdício

1,3 bilhão de toneladas de comida são jogadas no lixo a cada ano



Já parou para pensar na quantidade de alimentos que você costuma desperdiçar no seu dia a dia? Pois bem, é melhor começar a se preocupar mais com isso já que, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), 1,3 bilhão de toneladas de comida são jogadas no lixo a cada ano. O total equivale a 30% de toda a produção alimentar do mundo.

Diante disso, os cuidados que devemos ter não é só para que no futuro o nosso risco de ficar sem comida aumente e, sim, porque esse é um dos principais fatores para o aumento nos preços dos mais diversos produtos que compõem a nossa mesa. No Brasil, de acordo com a Embrapa, o desperdício no consumo, que representa 10%, não é a principal preocupação. Para se ter ideia, o manuseio e o transporte dos alimentos implica na perda de 50% da produção. É importante que tenhamos a consciência de que em 2050 o mundo inteiro precisará de 70% a mais de alimento e a melhor maneira de atingir a futura demanda é aprimorar nossos hábitos alimentares, segundo a ONU.

Então, passe a comprar apenas o que você tem certeza que irá consumir. E evite pedir ao vendedor que descasque ou quebre algum legume ou fruta para saber se está no ponto para usá-lo.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.