FAO exige abordagem integrada para alcançar sustentabilidade

PRODUTIVIDADE

FAO exige abordagem integrada para alcançar sustentabilidade

Documento conta com a contribuição de 78 especialistas de várias universidades e organizações em todo o mundo. 
Por: -Leonardo Gottems
214 acessos

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) apresentou uma nova publicação intitulada "Agricultura Sustentável e Alimentação: Uma Abordagem Integrada", que visa reunir as evidências mais avançadas sobre como a agricultura sustentável pode ser continuamente melhorada em diferentes níveis. O livro é o primeiro a observar as ameaças iminentes à segurança alimentar sustentável através de uma perspectiva intersetorial, com a contribuição de 78 especialistas de várias universidades e organizações em todo o mundo. 

Na apresentação do documento, José Graziano da Silva, Diretor Geral da FAO, afirmou que "não podemos continuar produzindo alimentos da mesma maneira que fizemos" e que devemos "mudar para uma abordagem mais holística da sustentabilidade". Silva destacou a importância de tornar os quadros políticos corretos para enfrentar os desafios gerados pelas alterações climáticas e pela crescente população. Ele também enfatizou que a única maneira de se mover nessa direção é revisar a legislação atual. 

Em seu discurso, ele afirmou que as políticas são necessárias, sobretudo para enfrentar os conflitos de interesse que inevitavelmente surgem em meio à necessidade de mudança.  O livro está estruturado em 48 capítulos e cinco seções, cobrindo tópicos que variam desde demografia e pobreza rural até biodiversidade e escassez de água, incluindo exemplos viáveis de como aumentar a produtividade agrícola através da integração de diferentes setores, sem prejudicar e até aumentar o capital social e ambiental existente. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink