CI

FAO inicia programa para “salvar” as bananas

A banana é um produto agrícola vital para a segurança alimentar


Foto: Marcel Oliveira

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) lançou um programa para tentar combater uma doença que está dizimando as plantações de mana em todo o mundo. A murcha da banana do Fusarium Raza 4 Tropical está presente em 19 países do mundo, com sérias repercussões para pequenos produtores, trabalhadores do setor e cadeia de valor. 

A banana é um produto agrícola vital para a segurança alimentar e o setor rural da América Latina e do Caribe. A região produz anualmente mais de 30 milhões de toneladas e é responsável por 80% das exportações mundiais desse item. 

No entanto, existem riscos fitossanitários que ameaçam a saúde e a sustentabilidade dessa cultura, como a murcha de Fusarium causada pela raça tropical 4 (FOC R4T). Essa praga afeta as musáceas, incluindo a variedade Cavendish, uma das mais conhecidas no mercado, danificando as raízes e os caules da planta, o que pode causar perdas de rendimento de até 100%. 

O R4T FOC está presente em 19 países em todo o mundo, com sérias repercussões para pequenos produtores, trabalhadores do setor e a cadeia de valor da banana em geral. Sua presença na América Latina e no Caribe foi detectada pela primeira vez no ano passado, em uma região da Colômbia. 

“A raça tropical 4 é uma das pragas mais devastadoras que afetaram a banana, com capacidade de provocar uma crise socioeconômica de dimensões inestimáveis. Sua recente detecção na região constitui uma séria ameaça à produção e aos meios de subsistência de milhares de famílias que dependem dela”, disse Raixa Llauger, Oficial de Agricultura da FAO para a Mesoamérica. 

“Esta doença é causada por um fungo que permanece no solo por um longo tempo, e todas as variedades de musáceas podem ser afetadas, o que pode impactar a segurança alimentar e a economia dos países da região”, acrescentou Efraín Medina, diretor Executivo da Agência Internacional Regional de Saúde Agrícola (OIRSA). 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.