CI

FAO nega campanha contra carne

“Isso é uma invenção que não sei de onde surgiu", diz José Graziano da Silva


Trata-se de uma notícia falsa a informação de que a FAO iniciaria campanha recomendando uma redução no consumo de carne bovina. O próprio diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, José Graziano da Silva, foi quem veio a público desmentir esses rumores.

“Isso é uma invenção que não sei de onde surgiu. Nunca recomendamos reduzir o consumo de carnes. Há uma preocupação em diversificar o consumo de proteínas. É fortemente recomendável aumentar o consumo de proteínas de origem vegetal e, entre as proteínas animais, a recomendação é elevar o consumo de peixe, por ser mais saudável e de mais fácil digestão”, afirmou Graziano.

O diretor-geral da FAO foi além e lembrou que, há 20 anos, um analista da organização publicou estudo destacando o elevado volume de água necessário para a produção de um quilo de carne: “Mas esse número nunca foi reavaliado, a FAO não o utiliza e nem temos recomendação sobre isso”.

O rumor sobre a suposta campanha da FAO chegou a ser rebatida pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que em uma conferência da entidade em Roma (Itália) afirmou que o Brasil não iria aceitar uma recomendação dessas. “Alimentos de alto valor proteico, como a carne bovina, devem ser reconhecidos. Recomendações sobre diminuição do consumo de carne bovina, devido a emissões, não devem ser feitas”, disse Maggi.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.