CI

FAO reduz previsão para safra global de trigo em 2010

Os preços globais do cereal saltaram mais de 50% desde junho


A oferta mundial de trigo pode diminuir no próximo ano se a severa seca na Rússia persistir, previu nesta quarta-feira a FAO, ao mesmo tempo em que anunciou uma redução de 4 por cento na sua projeção para a safra global do cereal em 2010, para 651 milhões de toneladas em 2010.

A organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) cortou em 25 milhões de toneladas a sua previsão, em relação à projeção feita em junho, antes da seca na Rússia, que exportou 18 milhões de toneladas de trigo no ano passado.

"Se a seca da Federação Russa continuar, isso pode trazer problemas para o plantio de inverno no país, com implicações potencialmente sérias para a oferta mundial de trigo em 2011/12", afirmou a FAO.

A entidade reduziu a sua previsão dos estoques globais de trigo ao final de 2010/11 para 188 milhões de toneladas, ante 194 milhões de toneladas em junho, também citando safras menores no Canadá, Cazaquistão e Ucrânia.

Os preços globais do trigo saltaram mais de 50 por cento desde junho e podem provavelmente subir mais, devido à expectativa de oferta mais apertada, o que levantou temores de que se repita a crise de alimentos de 2007/09, segundo a FAO.

Mas tais preocupações de uma nova crise não se justificam no momento, com os estoques mundiais abundantes, especialmente nos exportadores, para cobrir uma esperada escassez de produção, destacou a organização.

O mundo teve dois anos consecutivos de safras recordes antes da seca na região do Mar Negro, acrescentou a organização.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.