CI

FARSUL completa 85 anos


Foi em 24 de maio de 1927 que o primeiro congresso de criadores do Rio Grande do Sul abriu caminho para a fundação da Federação da Agricultura do Estado. A cerimônia no Teatro São Pedro teve a presença do então presidente do Estado, Borges de Medeiros. Ao analisar a situação econômica da indústria da carne e do charque na América do Sul e no Estado, Borges de Medeiros conclamou os criadores a se unirem, mantendo a forte tradição gaúcha do associativismo. Surgiu então a FARSUL, a primeira federação de agricultura do Brasil, tendo como principais questões em discussão o expurgo de marcas e sinais, repressão ao contrabando de gado e charque e implantação de crédito rural.


Uma das primeiras conquistas da Farsul foi a publicação, em 1939, do anuário do Código Rural e o decreto-lei que passou a regular o uso de marcas a fogo para identificação do gado. Foi a FARSUL também que gestionou a isenção de direitos e taxas aduaneiras de reprodutores vindos do Uruguai e Argentina, visando o melhoramento genético do rebanho gaúcho.

A FARSUL teve ainda participação decisiva na criação do Banrisul, da Cooperativa Sulriograndense de Carnes, do Instituto Sulriograndense de Carnes, da Associação de Criadores de Cavalos Crioulos, da Federacite, da Federação das Cooperativas de Produtores de Trigo, da Associação Riograndense de Imprensa, do CTG 35, do Movimento Tradicionalista Gaúcho, além de associações de raças.

Desde a fundação, a FARSUL assumiu a dianteira na luta pelo direito de propriedade num enfrentamento às invasões de terra e desapropriações infundadas. A FARSUL teve ainda atuação decisiva no movimento de recuperação e moralização da CNA, na década de 80. Outras lutas que se agregaram às ações da Federação foram a busca de solução para o endividamento dos produtores, a liberação da biotecnologia e a revisão da legislação ambiental.

Em 1993, começou a ser formado o Sistema FARSUL com a criação da Administração Regional do Rio Grande do Sul do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR-RS, com a missão de promover ações educativas, que visam ao desenvolvimento do homem rural, como cidadão e como trabalhador, buscando o crescimento e o bem-estar social. É uma entidade sem fins lucrativos, criada por lei, vinculada à FARSUL e à Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e mantida pelo setor do agronegócio.


Em 2004, foi agregada ao Sistema, a Casa Rural – Centro do Agronegócio, criada com o objetivo de centralizar e organizar as ações de toda a cadeia produtiva do setor agropecuário gaúcho. Os esforços têm sido concentrados na redução de custos de produção, organizando as demandas do mercado e gerando escala para seus parceiros comerciais, possibilitando a oferta de produtos e serviços com preços e condições diferenciadas.

A comemoração dos 85 anos da FARSUL e dos 19 anos do Senar-RS reunirá autoridades e produtores ligados aos 137 Sindicatos Rurais que integram a federação, no parque Assis Brasil, em Esteio, em mais uma celebração aos homens e mulheres do campo que asseguram o abastecimento alimentar de toda a população gaúcha e ainda garantem superávit na balança comercial com as exportações, além da geração de milhares de empregos.

A Federação será homenageada no Grande Expediente da Assembleia Legislativa, do dia 24.05, quinta-feira, por proposta do presidente da Comissão de Agricultura, deputado Ernani Polo. A entidade também será homenageada na Câmara dos Deputados, em Brasília, proposta encaminhada pelo deputado Jerônimo Goergen, em data a ser confirmada.

Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul - FARSUL
www.farsul.org.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.