CI

Farsul considera que governo atendeu pedidos dos produtores

O presidente da entidade entregou documento solicitando prorrogação, em caráter geral, de parcelas de custeio, vencíveis em 2007


O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, considera que o governo federal atendeu a primeira parte do pedido feito pela CNA na Expointer, ao Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Sperotto entregou documento elaborado na reunião das Comissões Nacionais da CNA de Crédito Rural e de Grãos, solicitando prorrogação, em caráter geral, de parcelas de custeio, vencíveis em 2007.

Também pediu exclusão do texto das resoluções, de expressões do tipo “caso a caso” e “a critério da instituição financeira”. No nível operacional, a sugestão era assegurar a plena prorrogação das parcelas de custeio para até um ano após o vencimento da operação. Sperotto ressaltou que a prorrogação foi uma proposta de governo e não resultado de ajustes ou negociações feitas pelo setor.

Na quinta-feira (06-09), Sperotto recebeu confirmação do Banco do Brasil, de que parte da proposta foi aceita. Segundo ele, produtores que precisam prorrogar 100% das parcelas das safras anteriores, em que houve perdas pela seca, que vencem neste ano, terão que fazer justificativa do que foi colhido e da incapacidade de pagamento. Aqueles que prorrogarem 70% do financiamento de investimento ou custeio devem fazer solicitação para desfrutar da prorrogação. Nos 30% restantes no financiamento de investimento, será concedido bônus de 15%.

As regras valem para produtores cuja atividade principal seja plantio de algodão, soja, milho, arroz e trigo. Sperotto destaca que a regra vale também para pecuária ou outras atividades agropecuárias se o maior volume de financiamento estiver inserido numa das culturas citadas. Carlos Sperotto acrescentou que a liberação dos novos financiamentos será imediata, após a apresentação das solicitações. As informações são da assessoria de imprensa da Farsul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.