CI

Farsul debate agenda legislativa com deputados gaúchos

Foi a primeira reunião coletiva da entidade com os parlamentares da nova legislatura, que assumiu em janeiro


A diretoria da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) recebeu, na noite desta segunda-feira (29), 17 deputados gaúchos para estreitar relações e manifestar a posição da entidade em projetos de lei que tramitam na Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS). Foi a primeira reunião coletiva da entidade com os parlamentares da nova legislatura, que assumiu em janeiro.

O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, disse aos deputados estaduais que eles têm uma oportunidade única de realizar as reformas necessárias para destravar o desenvolvimento do Estado. “Aqueles que apoiarem as reformas estarão apoiando o agro”, declarou o dirigente. O setor é favorável a privatizações e novas parcerias com o setor privado, à revisão da estabilidade do funcionalismo público e às reformas tributária e da Previdência. Gedeão também cobrou postura de responsabilidade dos parlamentares na apreciação de projetos acerca da utilização de agroquímicos. Foi entregue aos políticos documento contendo a posição da Farsul quanto ao mérito de 34 projetos de lei em tramitação.

O presidente da AL-RS, deputado Luís Augusto Lara (PTB), ressaltou que a aproximação é importante principalmente para os parlamentares em primeiro mandato, que devem continuar conhecendo a Farsul pelo convívio ou “no calor de algum projeto”. A renovação no pleito de outubro foi de 56%, num total de 28 cadeiras. O deputado também disse que há uma bancada ruralista forte hoje na Assembleia Legislativa e sustentou que o ajuste fiscal está sendo colocado “em marcha” em 2019.

Para o líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP), a sociedade gaúcha deu o recado aos parlamentares de que apoia as reformas quando a maioria colocou “projetos similares” — Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB) — no segundo turno da eleição. “Vamos fazer o que o Rio Grande pediu para fazermos”, disse. O parlamentar também defendeu a apreciação de projetos no “campo técnico” e que a Farsul é uma fonte confiável de informação para a tomada de decisão política.

Além de Lara e Antunes, participaram do encontro os deputados estaduais Aloísio Classmann (PTB), Eduardo Loureiro (PDT), Eric Lins (DEM), Ernani Polo (PP), Fábio Branco (MDB), Fábio Ostermann (NOVO), Fran Somensi (PRB), Franciane Bayer (PSB), Issur Koch (PP), Luiz Henrique Viana (PSDB), Capitão Macedo (PSL), Paparico Bacchi (PR), Rodrigo Lorenzoni (DEM), Sérgio Turra (PP) e Zilá Breitenbach (PSDB).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.