CI

Faxinal e Fazenda Rio Grande (PR) vão receber Caminhadas na Natureza

O Projeto faz parte das políticas públicas de desenvolvimento rural


Os municípios de Faxinal e Fazenda Rio Grande serão os anfitriões neste domingo (04) do Projeto Caminhadas na Natureza no Paraná. O Projeto faz parte das políticas públicas de desenvolvimento rural e é coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e pela Emater, com apoio da Secretaria de Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário e a ONG Anda Brasil.

A proposta das caminhadas é fortalecer a agricultura familiar por meio da geração de renda e valorização do patrimônio cultural e natural do campo. “O projeto ganha cada vez mais espaço e se torna uma boa alternativa de lazer, favorecendo também a diversificação da produção agrícola e o turismo rural no interior do estado”, diz a coordenadora do programa, responsável pela área de turismo rural na Secretaria da Agricultura, Clarice Bastarz.

De acordo com Clarice, os roteiros turísticos das Caminhadas na Natureza atraem cada vez mais participantes, principalmente pelo fato de possibilitar o contato do homem da cidade com as coisas simples do campo. “As caminhadas têm alcançado vários objetivos. Desde a prática saudável de uma atividade física, até o conhecimento e valorização das atividades agrícolas dos pequenos e médios agricultores rurais”, afirma.

SERVIÇO: Caminhadas na Natureza.

Roteiros:

Data: 04 (domingo).

Faxinal – região central do Estado.

Circuito Rota da Cachoeira da Fonte.

Horário de Início: 8h.

Local de Início: AABB de Faxinal.

Percurso: Aproximadamente 10 quilômetros, passando por paisagens da agricultura familiar, cultivos de tomate e matas nativas. Durante o trajeto os caminhantes também vão passar por cachoeira e rio adequados para tomar banho. A comunidade oferecerá café da manhã rural a R$ 5,00 e almoço rural a R$ 10,00.

Informações e inscrições: na Emater de Faxinal: [email protected] ou no telefone 43 3461 1877; na prefeitura municipal no telefone 43 3461 1332.

Fazenda Rio Grande – Região Metropolitana de Curitiba.

Circuito Samambaia - Passo Amarelo.

Horário de início: 8h (inscrições e alongamento) e 8h30 caminhada.

Local de início: Pesqueiro Chimanski.

Como chegar: Siga pela BR 116 sentido Mandirituba, passe pela área urbana de Fazenda Rio Grande. Após passar a balança de pesagem do DER, siga por mais 1 quilômetro, pare e cruze a rodovia no km 131, a referência é a Agropecuária Quirino no lado esquerdo da BR. Quando cruzar estará na Avenida João Quirino Leal, siga por ela até acabar, no seu final ela é de saibro. Vire à direita na Rua Lucenir Franco da Rocha e na primeira a esquerda vire, você estará na Estrada da Samambaia. Siga por cerca de 2 quilômetros encontrará um entroncamento de ruas, pegue a esquerda. Mais um entroncamento, pegue a esquerda. Siga por uns 900 metros e estará no Pesqueiro Chimanski.

Percurso: Aproximadamente 10 quilômetros, passando por localidades e propriedades rurais antigas do município. No trajeto o caminhante encontrará a Capela de Santo Antônio (1ª Igreja do município) e a Capela Ucraniana do Passo Amarelo. Durante o passeio haverá a venda de olerícolas que serão colhidas na hora e entregues aos caminhantes no final do percurso. No Pesqueiro Chimanski, será oferecido almoço com arroz branco, filé de tilápia e saladas (reservas antecipadas). Haverá ainda a possibilidade de passar a tarde pescando ou brincando nas piscinas do pesqueiro.

Inscrições e informações: Na Prefeitura Municipal: 41 3604-4328 e no site www.fazendariogrande.pr.gov.br.

Próximas caminhadas confirmadas:

11/12 – Quatro Barras – Circuito Caminhada dos Jesuítas

18/12 – Rosário do Ivaí – Circuito Uva Niágara

Calendário 2011 de Caminhadas na Natureza no Paraná pode ser consultado no site www.seab.pr.gov.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.