CI

Fazenda Capivara faz Dia de Campo gratuito em Piacatu (SP)

9ª edição do Dia de Campo da Fazenda Capivara acontece no dia 18 de junho


A propriedade do Espólio de Thomas Christoph Baumgartner visa alertar pecuaristas e agricultores sobre a necessidade de decidir corretamente, ser persistente e profissional para escolher a atividade.


Acontece no dia 18 de junho a 9ª edição do Dia de Campo da Fazenda Capivara, localizada no município de Piacatu (SP). Em 2011 o evento continua gratuito e traz como tema principal: “Em tempo de euforia, cuidado”, que visa transmitir aos participantes dicas de como se investir de forma segura e correta em momentos como o atual, no qual a agricultura e a pecuária brasileira demonstram franco crescimento. O Dia de Campo tem início às 8 horas com a realização das inscrições e com um café da manhã de integração entre os presentes.

Em seguida, após apresentação e abertura do evento, a primeira palestra começa às 8h50 com o Professor Mateus Paranhos da Unesp/Jaboticabal – Grupo ETCO, sobre as Boas Práticas no Manejo de Bovinos de Corte. Às 9h40 será a vez do médico veterinário Leonardo Souza, da empresa Qualitas Agronegócios, que falará sobre a garantia de lucratividade e eficiência dos Touros do Programa de Melhoramento Genético Nelore Qualitas, o qual a anfitriã do evento faz parte. Por fim, o engenheiro agrônomo Moacir Corsi, professor da Esalq/USP de Piracicaba abordará a partir das 10h10 os Parâmetros de Produção em Pecuária de Corte.

Às 11 horas está previsto um bate-papo aberto ao público para esclarecimento das dúvidas em mesa composta pelos palestrantes e convidados. Logo após, haverá uma visita ao rebanho da Fazenda Capivara, acompanhado por técnicos do Nelore Qualitas, que exibirão os resultados obtidos pelo Programa nos animais produzidos pela fazenda. No ano passado, o evento contou com 260 participantes e marcou a divulgação dos resultados do Nelore Qualitas após dez anos de trabalho junto à propriedade, que entre os anos de 1997 e 2007, apresentou crescimento de 100% no resultado por boi engordado: os valores subiram de R$ 234,08 a R$ 469,34.

Nelore Qualitas - O Programa de Melhoramento Genético Nelore Qualitas é desenhado para ser o mais eficiente sistema de seleção de gado Nelore a campo, com o uso de informações de múltiplos rebanhos, podendo certificar até 20% dos melhores animais da safra avaliada, permitidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Desde sua fundação, em 2000, o Nelore Qualitas tem orientação do Professor Danie Bosman do ARC - Agricultural Research Council, (Pretória, África do Sul) para a seleção dos animais destaque em eficiência funcional, processo complementar à seleção por DEP’s, garantindo desta forma maior eficácia para a produção e seleção aos touros e matrizes que produz.

Desde 2010 foi inaugurado em Goiânia (GO) o Centro de Avaliação de Touros Nelore Qualitas, uma iniciativa pioneira realizada em parceria pela empresa Qualitas Agronegócios, os criadores do Programa Nelore Qualitas e a Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG). Fazem parte do projeto, dois experimentos: Avaliação de Eficiência Alimentar de Touros e Avaliação da Qualidade de Carcaça de animais da raça Nelore.

Programação
- 8h00: Café da manhã e Inscrições

- 8h40: Apresentação e abertura

- 8h50: Palestra: “Boas práticas no manejo de bovinos de corte”
Mateus Paranhos – UNESP Jaboticabal/SP

- 9h40: Palestra: “Touros Nelore Qualitas, garantia de lucratividade”
Leonardo Souza – Programa Nelore Qualitas

- 10h10: Palestra: “Parâmetros de produção em pecuária de corte”
Moacyr Corsi – ESALQ/USP Piracicaba/SP

- 11h00: Bate papo – espaço aberto para esclarecimento de dúvidas
(mesa composta por palestrantes e convidados)

- 11h30: Visita ao rebanho acompanhado pelos técnicos do Nelore Qualitas
 
 
As informações são da ContatoCom

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.