Fazenda de MG aposta nos cafés especiais

Agronegócio

Fazenda de MG aposta nos cafés especiais

A Fazenda Esperança (MG), vencedora do 8º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil, aguarda o leilão da saca
Por: -Redação
2 acessos

A Fazenda Esperança, localizada no município de Carmo de Minas (MG), vencedora do 8º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil - Brazil Cup Excellence -, aguarda o leilão da saca (tipo arábica, bourbon amarelo), agendado para o dia 16 de janeiro. No ano passado, a saca de 60 quilos do café vencedor foi vendida a US$ 8 mil. A Fazenda Esperança totalizou produção de 600 sacas de café especial na safra 2005/2006.

Das seis primeiras fazendas classificadas na etapa final do concurso, com notas acima de 90 na avaliação do júri internacional, quatro propriedades são de Minas, localizadas na região Sul do Estado. De acordo com a proprietária da fazenda, Vanda Gonçalves, a participação no Brazil Cup Excellence, em 2007, é algo que faz parte dos seus planos.

O concurso é organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês). A entidade recebeu proposta do Espírito Santo para apoiar e sediar o evento do próximo ano, segundo o presidente da BSCA, Alexandre Frossard. "Após o leilão vamos discutir local e calendário do concurso de 2007", disse.

"Há cinco anos que somos classificados para participar. E, neste ano, levamos o primeiro lugar", comemorou Gonçalves. Segundo ela, a expectativa é aumentar a produção de café da fazenda. Hoje, são 150 mil pés, em 160 hectares de área plantada. "Há cinco anos, quando adquirimos a fazenda, eram apenas 100 mil pés de café", disse Vanda Gonçalves.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink