CI

Fazenda isenta ICMS de trigo para ração de frangos e suínos

Medida atende pedido do setor para compensar alta de milho em 2011


Medida atende pedido do setor para compensar alta de milho em 2011

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) decidiu isentar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do trigo usado na alimentação de aves e suínos. A medida atende reivindicação de produtores e indústria para viabilizar a substituição de parte do milho, insumo que responde por 70% da ração, por trigo, cuja alíquota de ICMS é de 17%. O tributo já era isento para o ramo de moageiras que abastecem a panificação. A projeção do diretor-executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado, José Eduardo dos Santos, é que o novo ingrediente da dieta possa alcançar até 30% da composição.


O subsecretário-adjunto da Receita Estadual, Giovanni Padilha da Silva, informou na sexta-feira que a medida foi aprovada na quinta-feira e deverá entrar em vigor entre hoje e amanhã. Silva explicou que o abatimento ocorrerá nas cooperativas que repassam a ração às propriedades dentro do sistema de integração. A expectativa é que 300 mil toneladas do grão tenham o corte do tributo.

O diretor-executivo da Asgav e coordenador-geral do 3º Congresso SulBrasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticínios (Avisulat 2012), lançado na sexta-feira em Porto Alegre, acrescentou ainda mais duas ações para evitar impacto negativo de novas altas dos insumos. O governo federal deve autorizar leilão de 400 mil a 500 mil toneladas de trigo. No Estado, a cadeia produtiva firmou acordo com a indústria Câmera para montar um centro de distribuição de milho em Montenegro.


A Avisulat, que será entre 21 e 23 de novembro de 2012, é promovida pela Asgav e pelos sindicatos da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat-RS) e das Indústrias de Produtos Suínos (Sips-RS). Os organizadores do congresso, que terá mostra de equipamentos, serviços e tecnologia, esperam atrair mais de 10 mil participantes em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.