CI

Fazenda não garante verba extra para safra


Trinta parlamentares da bancada ruralista pediram nesta quinta-feira (09-12) ao governo federal que libere R$ 2 bilhões para a comercialização da safra 2004/05. Em reunião de três horas com os ministros da Fazenda, Antonio Palocci, e da Agricultura, Roberto Rodrigues, além do secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Élvio Gaspar, deputados e senadores alertaram para o risco de o setor enfrentar forte retração na renda em 2005, por causa do aumento de 20% dos insumos e da queda internacional dos preços de grãos.


"Se o governo não liberar os recursos para estocagem e garantir preço mínimo, o agronegócio passará por uma entressafra de boas notícias", disse o deputado Francisco Turra (PP-RS), que participou da reunião. É consenso entre os congressistas que o recente aumento nos preços internacionais de petróleo e aço, além dos atuais grandes estoques mundiais de grãos, indicam importante redução no preço dos produtos, especialmente soja, trigo, milho e arroz. "São os maiores estoques dos últimos anos na agricultura mundial, não só na brasileira. Então, os preços estão caindo, enquanto os custos subiram", disse Rodrigues.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.