CI

FCA/Unesp levará inovações para Sítio Modelo durante Agrifam 2009

O evento voltado para a agricultura familiar e o trabalho rural que acontece em Agudos, de 31 de julho a 2 de agosto


A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp será mais uma vez parceira da Agrifam, evento voltado para a agricultura familiar e o trabalho rural que acontece em Agudos, de 31 de julho a 2 de agosto. A Faculdade irá expor projetos desenvolvidos pelos alunos no espaço Sítio Modelo.

O vice-diretor da unidade, professor José Matheus Yalenti Perosa, esteve no dia 3 de junho na sede da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), para dar início as implantações da estrutura que a Unesp utilizará durante a edição 2009 da Agrifam, “O apoio da Unesp, que esteve presente em todos os anos, começa antes da Feira e pretende se estender no pós-Feira”, ressalta Perosa.

O Sítio Modelo demonstra aos visitantes a noção ideal de cultivo, manutenção e produção na agricultura. A FCA também vai enfocar o desenvolvimento sustentável, com base nos trabalhos desenvolvidos pelos seus alunos que darão explicações para os visitantes. “Traremos inovações na esfera da produção, modelos de irrigação, recuperação de mata ciliar e outros projetos que favorecem o meio-ambiente, que não pode estar em guerra com o homem do campo”, explica o vice-diretor da Faculdade. Ele salienta que, a cada dia, 10 discentes vão demonstrar as mais novas pesquisas no campo da agricultura.

Perosa considera que os agricultores familiares são o alvo de muitas das pesquisas desenvolvidas pela Faculdade, que já tem uma tradição no desenvolvimento de tecnologias para todo o agronegócio. Ele acrescenta que atender a agricultura familiar é um dever da universidade pública. “A FCA tem foco na formação de recursos humanos, e instituiu, há mais de 10 anos, o estágio-vivência, auxiliando e implementando projetos nas pequenas propriedades. É um pessoal sedento por uma melhor produtividade, sem muito pra investir. Ou seja, um campo muito fértil para difusão de conhecimentos. O grande proprietário tem mais acesso ao conhecimento gerado, o pequeno não”.

Diante desses conceitos, o vice-diretor da FCA reafirma a parceria para este ano. “Na Agrifam é diferente, porque os atendidos, pequenos e médios produtores, têm menos possibilidades de acesso ao conhecimento. E é exatamente com esse público que a Feira e nós trabalhamos. Isto e mais a facilidade de acesso são diferenciais na Agrifam. É uma vitrine para os nossos projetos”, garante.

A FEIRA

Com entrada franca, a Agrifam, Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural, acontece entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, no Km 322 da Rodovia Marechal Rondon, município de Agudos, região central do Estado de São Paulo. O evento é realizado e organizado pela Fetaesp e sindicatos filiados. Para mais informações acesse: www.agrifam.com.br, ou entre em contato pelo telefone (14) 3261-4216, ou via e-mail:
[email protected]. As informações são da assessoria de imprensa da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu – FCA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.