CI

FCStone estima safra 13/14 de soja do Brasil em 87,9 mi t

Mato Grosso está levemente atrasado devido à falta de umidade


SÃO PAULO - A consultoria INTL FCStone elevou na sexta-feira sua estimativa para a safra de soja do Brasil em 2013/14 para um recorde de 87,897 milhões de toneladas, devido a ajustes nas projeções de produtividade em meio ao início do plantio.

A projeção feita em setembro era de 87,471 milhões de toneladas de soja, segundo relatório publicado pela empresa.

"No Mato Grosso, o plantio está levemente atrasado devido à falta de umidade, mas a expectativa é de que o clima fique favorável já nos próximos dias e o plantio evolua rapidamente no Estado", disseram os analistas da FCStone, em nota.

O tempo seco no Rio Grande do Sul é uma preocupação para os produtores, que devem iniciar o plantio da soja no final deste mês, disse a consultoria.

"As previsões climáticas não indicam chuvas abundantes para as próximas semanas, que seriam necessárias para recompor a umidade do solo."

A FCStone projeta as exportações brasileiras em 42,3 milhões de toneladas na temporada 13/14 e estoques finais de 4,19 milhões de toneladas ao final do período, com a recuperação ante o volume de 1,34 milhão de toneladas no início da safra.

A empresa estima a área plantada de milho em média de 15,422 milhões de hectares para a safra 13/14, queda de 3 por cento em relação ao ciclo 2012/13.

A colheita total do cereal no país deve atingir 78,857 milhões de toneladas, na média das projeções da FCStone.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.