Federações do Nordeste discutem agenda positiva para setor agropecuário
CI
Agronegócio

Federações do Nordeste discutem agenda positiva para setor agropecuário

Propostas serão consolidadas em documento único, que reunirá as principais demandas do setor para alavancar a pecuária nordestina
Por:
Propostas serão consolidadas em documento único, que reunirá as principais demandas do setor para alavancar a pecuária nordestina
 
Presidentes de Federações de Agricultura e Pecuária do Nordeste se reuniram, nessa terça-feira (2-10), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, para discutir a elaboração de propostas para alavancar o crescimento do setor agropecuário na região. O encontro faz parte do processo de elaboração de uma agenda positiva para o Nordeste, que consolidará as principais demandas da atividade, com o objetivo de buscar parcerias com o setor público e a iniciativa privada para desenvolver o segmento rural nordestino, a partir de ações voltadas, entre outras finalidades, para o aumento da produção e a garantia de renda ao produtor.

Entre as propostas levantadas pelos participantes, constam projetos para a melhoria da logística e infraestrutura, ampliação da extensão rural e assistência técnica, capacitação de mão-de-obra, investimentos em educação e ações de estímulo para instalação de agroindústrias. Os presidentes das Federações abordaram, também, temas como o acesso a pesquisa e ao desenvolvimento, a cobertura do seguro rural para questões específicas, como a distribuição de feno e silagem, insumos utilizados na pecuária para a alimentação de animais na região do semi-árido, além de proposições para solucionar o endividamento dos agricultores nordestinos.

Outros itens debatidos na reunião foram a exploração de mais áreas para irrigação, o incentivo ao cultivo da palma forrageira, além da elaboração de projetos de reflorestamento, uso de energia solar e eólica e de captação hídrica para a produção agropecuária. As propostas para a região serão analisadas e consolidadas em um documento único, com as principais demandas do setor para alavancar a agropecuária nordestina.

Participaram do encontro o 1º vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), João Martins da Silva Júnior, os presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária do Ceará (FAEC), Flávio Saboya, da Paraíba (FAEPA), Mário Borba, do Rio Grande do Norte (FAERN), José Álvares Vieira, e o vice-presidente diretor da CNA, José Ramos Torres de Melo.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink