CI

Feijão caupi pode substituir bolo de soja para porcos

Medida busca limitar os gastos em alguns lugares do mundo


Testes de laboratório promovidos pela Universidade Nacional da Colômbia (UN) concluíram que uma variedade de feijão caupi poderia substituir o bolo de soja como fonte dietética para porcos. Na Colômbia, a maioria da soja para esse fim é importada, o que torna o produto caro. 

De acordo com Julieta Torres Jaramillo, doutoranda em Ciências Agrárias da Universidade, o tratamento térmico, em condições de laboratório, permite que a proteína mais digerível desta variedade seja estimulada. “Os resultados mais importantes foram obtidos quando os grãos de feijão caupi foram mantidos em autoclave (vaso de pressão de metal) para cozinhar a 121 º C por cinco minutos”, afirma. 

Este resultado é importante em vista da possível incorporação de feijão-caupi na produção industrial de suínos. Embora os resultados também pudessem ser otimizados com a manutenção do tratamento por 20 minutos, em termos de custo, eficiência e gasto energético seria mais rentável implementá-lo por 5 minutos, explica ela. 

Segundo informações do Javier Lopez Molina, formado em Ciências Agrícolas o caupi é uma leguminosa nativa da África com alto valor nutritivo e amplamente cultivada na Ásia e no Caribe pela rapidez da sua colheita, a sua tolerância para climas secos e a sua adaptação a solos ácidos e de baixa fertilidade. Esta cultura é acoplada às condições da costa caribenha do país e pequenos agricultores cultivam a cultura para o consumo em grão seco ou vagens verdes. 

O trabalho consistiu em buscar alternativas para substituir o bolo de soja, que embora seja fonte de proteína de melhor qualidade, é também o mais caro na produção de suínos. "Nos trópicos temos uma grande variedade de leguminosas, como feijão-caupi, cujos valores nutricionais não foram suficientemente estudados. Isso também seria uma alternativa para a indústria de rações e pequenos produtores ", afirma o pesquisador. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.