CI

Feijão da Cooprova estará apto à venda em outubro

Medida foi apresentada na presença de assessor especial da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural


A Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova) apresentou a embalagem do feijão que será produzido pela entidade a partir de setembro. A previsão é que as primeiras vendas do produto local ocorram a em outubro. O primeiro lote a ser embalado terá três mil quilos. É estimado que Venâncio Aires tenha até 25 produtores rurais de feijão, mas apenas 15 estariam aptos a comercializar por meio da cooperativa. A leguminosa será embalada em Boqueirão do Leão.

A cerimônia de lançamento e apresentação da embalagem do feijão, realizada ontem à tarde, contou com as presenças de autoridades locais, regionais e estaduais: o prefeito Giovane Wickert, o assessor especial da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Jeferson da Rosa, e a gerente regional Emater/Ascar-RS, Lúcia Helena da Silva Souza, prestigiaram a solenidade. 'Estamos alinhados com o projeto da cooperativa, que expandiu bastante as suas operações a partir da nova sede', informou Wickert.

A embalagem da feijão da Cooprova foi pensada para ser também oferecida em estabelecimentos comerciais venâncio-airenses. A embalagem está dentro dos padrões exigidos pela legislação e obras de armazenamento dos grãos serão providenciadas ainda neste mês, conforme a secretária executiva da Cooprova, Carine Larsen. O presidente da Cooprova, Marnei Becker, disse que a médio prazo a meta é avançar na industrialização de produtos. Agora tenta-se garantir o investimento para embalar legumes e verduras a vácuo para serem comercializados, principalmente, em supermercados.

Vale-feira

Na tarde de ontem também foi lançado oficialmente o projeto Vale-Feira, que beneficiará servidores públicos municipais do Executivo e do Legislativo. Eles ganharão cartões específicos com crédito de até R$ 20, valor a ser gasto com produtos rurais, comercializados nas feiras da Cooprova.

A cooperativa promove feira em dois locais. Quinzenalmente, na travessa São Sebastião Mártir, em frente à igreja matriz, aos sábados pela manhã, e também semanalmente, no tradicional espaço de feira, na rua Tiradentes. A feira na Tiradentes funciona às terças, quartas e sábados, das 7h ao meio-dia, e às sextas-feiras, durante o período do inverno, das 15h às 19h. A presidente do Legislativo Municipal, a vereadora Sandra Wagner, proponente do projeto do Vale-Feira, esteve no evento.

Caminhão para a cooprova

Jeferson da Rosa aproveitou a oportunidade para repassar a Giovane Wickert as chaves do caminhão Ford Cargo, que o Município recebeu da SDR para ser utilizado no transporte de alimentos da cooperativa. No Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), são fornecidos produtos para os municípios de Venâncio Aires, Lajeado, Estrela e Canoas - além de repassar alimentos para casas prisionais de Lajeado (penitenciárias masculina e feminina), Venâncio Aires e Encantado.

A Cooprova possui 220 associados, que produzem mais de 60 variedades em produtos, frutas e legumes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.