Feira Agroecológica na Embrapa Pantanal retoma atividades nesta sexta

Feira

Feira Agroecológica na Embrapa Pantanal retoma atividades nesta sexta

Feira de Produtos em Transição Agroecológica da Embrapa Pantanal está de volta, após uma breve pausa durante o período de chuvas na região Pantaneira
Por:
100 acessos

A Feira de Produtos em Transição Agroecológica da Embrapa Pantanal está de volta, após uma breve pausa durante o período de chuvas na região Pantaneira. Quem tiver interesse em comprar alimentos hortifrúti fresquinhos e saldáveis, produzidos sem agrotóxico, é só aparecer na sede da Unidade de pesquisa em Corumbá/MS, localizada na rua 21 de setembro nº 1880, a partir das 8h até as 11h. A dica é chegar cedo, para encontrar mais variedade.

Segundo o pesquisador Alberto Feiden, a Feira de Produtos de Transição Agroecológica é um dos resultados de um trabalho iniciado no ano de 2011 junto à comunidade do assentamento rural 72, localizado em Ladário/MS.

“A transição agroecológica desse grupo de agricultores foi estimulada por meio de projetos desenvolvidos em parceria com a UFMS. Os produtores passaram por uma série de cursos de capacitação em hortas, agroecologia, associativismo, organização do lote como negócio, fortalecimento do cooperativismo, produção de caldas agroecológicas para controle das pragas, dentre outros. Hoje produzem alimentos sem agrotóxicos, controlando pragas e doenças de forma natural e só não possuem uma certificação de alimento orgânico devido a alguns embates burocráticos e por dificuldades no registro e anotações da produção -  por parte dos agricultores mesmo -  mas isso também está sendo trabalhado nos projetos desenvolvidos junto a estas comunidades”, explica Alberto.

Além dos produtores do Assentamento 72, alguns assentados da região de Corumbá também vendem sua produção durante a feira. É o caso do apicultor Amin Beh, que já tem um público consumidor fiel na feira: “trago mel de vários tamanhos e vendo muito bem na Embrapa e na UFMS. É muito bom ter um espaço diferenciado, onde o público vem em busca especialmente de produtos produzidos de forma orgânica”, contou o apicultor.

Terça a feira é na UFMS

Além da Feira na Embrapa, os assentados vendem seus alimentos agroecológicos às terças-feiras no espaço da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Corumbá (MS). O professor da Universidade Edgar Aparecido Costa explica que a feira na UFMS existe desde 2016 e tem ampliado seu público consideravelmente:  os consumidores, tanto da feira da Embrapa quanto da UFMS, procuram por alimentos mais saudáveis, sem uso de veneno no processo produtivo: “Os alimentos com apelo de orgânico, mesmo sem a certificação, são capazes de atrair um público consumidor diferenciado”, explicou o professor.

Serviço:

Feira de produtos em transição agroecológica

Data: 04 de maio, sexta-feira

Horário: das 08h às 11h

Local: Embrapa Pantanal – rua 21 de setembro, nº 1.880, bairro Nossa Senhora de Fátima.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink