CI

Feira divulga apicultura brasiliense

De 14 a 22 de maio, produtores do Distrito Federal comemoram Semana do Mel


Com a benção de Santa Rita de Cássia, padroeira dos apicultores, os brasilienses terão a oportunidade de saber mais sobre o mel produzido no Distrito Federal. Começa no dia 14 deste mês a 3ª Semana do Mel. O evento faz parte da 21ª Feira do Mel, realizada pelo Sindicato dos Apicultores do DF em parceria com a Associação Apícola do Distrito Federal (Api-DF). A programação, no Jardim Botânico, termina no dia 22, data em que se comemora o Dia do Apicultor, em homenagem à Santa, padroeira destes profissionais.


Durante o evento, os visitantes poderão degustar diversos tipos de mel, conhecer suas propriedades, assistir a seu processamento e entender técnicas da apicultura. “É uma oportunidade que as pessoas terão para saber um pouco sobre o alimento mais puro que a natureza nos proporciona”, conta o presidente do sindicato, Cícero Clemente de Freitas.

A programação inclui um "túnel do tempo", que irá contar a história do mel para crianças e receberá visitas de escolas da cidade. Também será montado um meliponário, local onde são criadas abelhas indígenas sem ferrão, além de colmeias de vidro para que os visitantes saibam como as abelhas Apis Melífera trabalham.

Condições climáticas

Para os produtores, a feira representa uma forma de comercialização. “Muitos deles não têm locais fixos para escoar a produção, não só de mel, mas de derivados como granola e pão de mel”, explica a analista do Sebrae no DF Patrícia Ferreira. “Trata-se de uma oportunidade para divulgar nosso mel, considerado o melhor do país”, completa Clemente.


Há mais de dez anos, o mel produzido no DF conquista o primeiro lugar em premiações do setor. Em 2010, foi considerado o melhor da América Latina, durante o X Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura. Segundo Clemente, condições como clima e umidade do cerrado, junto a técnicas de manejo aprimoradas, contribuem para o sucesso do produto.

Serviço

21ª Feira e 3ª Semana do Mel
Data: de 14 a 22 de maio
Horário: 9h às 17h
Local: Jardim Botânico de Brasília
Ingressos: R$ 2

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.