Agronegócio

Feira indígena de sementes debate produção agrícola da etnia em Tocantins

Evento deve reunir três mil pessoas na cidade de Itacajá
Por:
1993 acessos
A Associação Kapèy – União das Aldeias Krahô, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, a Rede Ipantuw e a Fundação Nacional do Índio (Funai)  promovem a IX Feira Krahô de Sementes Tradicionais, no município de Itacajá, no Tocantins, distante 267 quilômetros da capital Palmas. O evento acontece de 14 a 18 de outubro.


O evento tem como objetivo desenvolver ações para incrementar a segurança alimentar indígena, pelo incentivo à conservação local das variedades agrícolas tradicionais e promoção de capacitações nas áreas de agroecologia e artesanato, entre outras.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Terezinha Dias, que é uma das coordenadoras do evento, as feiras de sementes estimulam a conservação das variedades agrícolas tradicionais, pela valorização do orgulho da herança cultural relacionada aos recursos genéticos. “Além de sementes tradicionais, as feiras possibilitam às etnias compartilhar também aspectos culturais, como festas, cantos, danças, comidas, pinturas corporais, artesanatos, tornando o evento uma grande confraternização”, explica.


A Feira Krahô de Sementes Tradicionais foi realizada pela primeira vez em 1997. Na última edição, em 2010, o evento reuniu 2,5 mil pessoas de 10 etnias. Em 2013, a nona edição, vai contar com mais de três mil indígenas, incluindo representantes das aldeias Krahô e de outras trinta etnias do Brasil e do exterior.


Conforme a Embrapa, as terras indígenas ocupam quase 12% do território nacional, com aproximadamente 104 milhões de hectares, com grandes extensões territoriais na Amazônia.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink