Feira Sabores do Paraná em Matinhos encerra atividades com boas vendas

Agronegócio

Feira Sabores do Paraná em Matinhos encerra atividades com boas vendas

Evento o equivalente a R$ 200 mil entre vendas diretas e negócios futuros
Por:
1732 acessos

Foi um sucesso a primeira feira Sabores do Paraná realizada em Matinhos, litoral do Paraná, evento que abriu o calendário de exposições e vendas de produtos da agroindústria familiar paranaense de 2011. A feira de Matinhos, encerrada no domingo (16), comercializou o equivalente a R$ 200 mil entre vendas diretas e negócios futuros, o que elevou o grau de satisfação dos agricultores participantes.

A exemplo de Matinhos, a próxima feira, que começa nesta sexta-feira (21) em Guaratuba, deverá atrair muitos turistas, acredita o coordenador Eder Dalla Pria, do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Em Guaratuba, a feira vai funcionar entre os dias 21 a 30 de janeiro de 2011, das 16 às 23 horas.

Em 10 dias de feira em Matinhos, passaram pelos estandes da agroindústria familiar 25 mil visitantes, a maioria turistas que passam férias no litoral paranaense. Eles tiveram a oportunidade de comprar produtos como geleias, patês, doces, queijos, salames, defumados, biscoitos, bolachas, temperos, condimentos, pimentas, conservas, batata-chips, mandioca chips, banana-chips, polpa de frutas, café, mel, sucos, linguiça de soja, sorvetes, noz macadâmia e derivados, ervas medicinais e orgânicas, cerveja e chope artesanais, entre outros produtos.

Além dos turistas e população do litoral, a feira de Matinhos recebeu grande número de comerciantes interessados em colocar os produtos da agroindústria familiar paranaense em seus estabelecimentos. São empresários do Paraná e outros estados como Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. De Matinhos, onde se realizou a feira, ao menos três estabelecimentos comerciais como Adega Beira Mar, Loja do Gaúcho e Matinhos Produtos Naturais fecharam negócios.

Ao todo, 56 agroindústrias familiares participaram do empreendimento, sendo 30% do litoral e 70% de outras regiões do Estado. Também participaram três associações de artesanato, de Paranaguá, Morretes e Cornélio Procópio e ainda uma expositora de plantas ornamentais de Morretes.

Conforme levantamento feito por Dalla Pria, ao final da feira Sabores do Paraná, 93% dos agricultores participantes declararam que recuperaram todas as despesas. Cerca de 94% declararam que obtiveram lucros, 26% afirmaram que venderam todos os produtos que levaram, 52% informaram que fecharam negócios futuros e 100% deles afirmaram que estavam satisfeitos e que devem retornar em 2012.

Outro ponto forte da feira foi a instação por parte dos Correios de uma praça de serviços, onde os turistas que adquiriram produtos puderam enviá-los com toda a comodidade para suas residências, sem precisar se preocupar em acomodá-los em seus carros ou malas. Segundo Dalla Pria, muitos turistas aproveitaram esse serviço para presentear amigos, aliando o bom gosto pelos produtos da agroindústria familiar com a praticidade na forma de realizar a remessa, o que contribuiu também para alavancar as vendas dos agroempreendedores.

A feira Sabores do Paraná edição Matinhos 2011 é uma promoção do governo do estado do Paraná, com a realização do programa de Agroindústria Familiar – Fábrica do Agricultor – da Emater-PR. Este evento contou como principal parceira a Prefeitura de Matinhos, além de empresas e entidades de apoio como supermercados Condor, Itaipu Binacional, Agência de Fomento, Correios, Fundação terra, Unimed Paranaguá, Sanepar, Copel, BRDE, Crea-PR, Viação Graciosa, sistema Faep, Evovia, Banco do Brasil e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink