CI

Feira terá espaço para negócios em tecnologia agropecuária

Público que visitar o Show Rural Coopavel poderá conhecer produtos e serviços da Embrapa


Público que visitar o Show Rural Coopavel, em fevereiro, poderá conhecer produtos e serviços da Embrapa, incluindo variedades de frutas, plantas para pastagem e raças de animais

Um lugar para conhecer os produtos e serviços da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), saber como adquiri-los e, principalmente, como utilizá-los em empresas ou propriedades rurais. Assim será o “Espaço Negócios”, coordenado pela Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília – DF) durante o Show Rural Coopavel, realizado de 7 a 11 de fevereiro, em Cascavel (PR).

“Nesse espaço, produtores e empresários terão acesso a informações sobre várias tecnologias com grande potencial para gerar novos negócios”, destaca Socorro Morais, supervisora de eventos da Embrapa Transferência de Tecnologia. Além disso, será possível ter acesso ao Catálogo de Produtos e Serviços da Embrapa, um espaço virtual com informações em português, inglês e espanhol a respeito de todas as tecnologias já validadas pela empresa.

O Catálogo inclui dados sobre cultivares, animais de diferentes raças e linhagens, equipamentos, softwares, mapas, serviços de análise, sistemas de informação via internet, cursos, dias de campo, entre outros. A navegação é autoexplicativa e pode ser feita por hipertexto (clicando-se sobre o texto), de forma gráfica (árvore hiperbólica) ou por sistema de busca (palavras-chave), conforme instruções disponíveis na página www.embrapa.br/catalogo. A publicação foi elaborada pelas unidades da Embrapa Transferência de Tecnologia, Informática Agropecuária (Campinas - SP) e Informação Tecnológica (Brasília - DF).

Os visitantes da feira poderão, ainda, conhecer o sistema de parcerias da Embrapa. “O produtor será informado sobre as possibilidades de parceria com a Embrapa e também com as fundações, empresas privadas e produtores que trabalham no desenvolvimento de cultivares, na produção de mudas e na comercialização desses materiais”, afirma a supervisora de eventos da empresa.

Tecnologias em destaque

De todos os produtos, tecnologias e serviços aos quais o público terá acesso no “Espaço Negócios”, três estarão em destaque em função do alto potencial para serem utilizados na região. Um deles é o abacaxi BRS Ajubá, um híbrido resistente à fusariose (principal doença que atinge o abacaxizeiro) lançado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. A cultivar produz frutos com polpa amarela, elevado teor de açúcar e sabor ainda mais doce no verão. Outra vantagem dessa variedade é a ausência de espinhos na folha. O BRS Ajubá é recomendado para plantio no noroeste do Rio Grande do Sul.

Já o Azevém (gramínea usada em pastagens) BRS Ponteio é resultado de um trabalho conjunto entre as unidades Clima Temperado (Pelotas – RS) e Gado de Leite (Juiz de Fora – MG). A variedade apresenta como principal vantagem um ciclo de produção mais longo, permitindo o início do pastejo cerca de 20 dias mais cedo do que em pastagens de azevém comum. Como o florescimento da BRS Ponteio é mais tardio, é possível também a manutenção dos animais no pasto por mais tempo. Esse tipo de pastagem é indicado para a Região Sul.

Outra variedade de planta usada em pastagens, a Brachiaria brizantha BRS Piatã, ou capim BRS Piatã, também estará disponível no “Espaço Negócios”. A planta é apropriada para solos de média fertilidade, produz forragem de boa qualidade e acumulação de folhas. Destaca-se pelo elevado valor nutritivo e alta taxa de crescimento e rebrota. A BRS Piatã é resultado do programa de melhoramento genético coordenado pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande – MS) em parceria com a Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras Tropicais (Unipasto).

Durante o Show Rural Coopavel, a Embrapa Transferência de Tecnologia coordenará ainda, em parceria com a Embrapa Soja, a Vitrine de Tecnologias. Nesse espaço, o público poderá conhecer diversas cultivares de soja, milho, sorgo e feijão, além de obter informações especializadas com técnicos que estarão à disposição dos visitantes.
 
Com informações de Eduardo Pinho Rodrigues/Embrapa.

Mais informações:

Embrapa Transferência de Tecnologia
Telefone: (61) 3448-4570; Fax: (61) 3448-4511
E-mail: [email protected]
Site: www.embrapa.br/snt

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.