CI

Feiras de ovinos movimentam a Zona Sul a partir de hoje

Feovelha, Expo-Feira de Ovinos de Verão e a Exposição Estadual de Ovinos Meia Lã integram o calendário oficial


Foto: Eliza Maliszewski

Três eventos tradicionais da Zona Sul do Estado ocorrerão nestes meses de verão apoiados pelo Fundovinos, fundo administrado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e que tem por objetivo custear e financiar ações de apoio à ovinocultura. A Feovelha, a Expo-Feira de Ovinos de Verão e a Exposição Estadual de Ovinos Meia Lã integram o calendário oficial de exposições e feiras do Rio Grande do Sul.

"A Secretaria da Agricultura e o Fundovinos apoiam as feiras por entenderem que a ovinocultura é uma atividade tradicional e que dinamiza a economia da região", afirma o secretário Covatti Filho, que preside o Conselho Deliberativo do Fundovinos.

36ª Feovelha, Feira e Festa Estadual da Ovelha, em Pinheiro Machado

A partir desta quinta-feira (30) inicia a 36ª Feovelha, Feira e Festa Estadual da Ovelha, no município de Pinheiro Machado. O evento será no Parque Charrua e é organizado pelo Sindicato Rural de Pinheiro Machado com o apoio da Emater, conveniada da Seapdr. A entrada é franca. A feira é realizada desde 1985 e, na edição de 2019, foram comercializados 1.650 ovinos, movimentando R$ 768,8 mil.

A 36ª edição da festa começa com os julgamentos de admissão de animais de todas as raças durante a tarde. Na sexta-feira (31), haverá julgamento de classificação de todas as raças e instalação do Espaço da Lã no Pavilhão do Artesanato. No mesmo dia, às 9h30min, ocorrerá reunião da Câmara Setorial da Ovinocultura, no auditório do Mapa, além de reunião dos prefeitos da Zona Sul. À tarde, está prevista a abertura oficial, às 14h, e remate de ventres nobres.

No sábado (1), ocorre concurso municipal de borregas, leilões, concurso de peles curtidas e de artesanato em lã. Às 19h, haverá desfile de moda lã. No domingo (2) pela manhã ocorre o rally e o concurso de assado de cordeiro. À tarde estão previstas a corrida VeloTerra (velocross) e gineteadas.

42ª Expo-Feira de Ovinos de Verão, em Herval

Na quarta-feira (05/02), distante 70 quilômetros da Feovelha, começa em Herval a 42ª Expo-Feira de Ovinos de Verão no Parque de Exposições Godofredo Ferreira. A feira conta com remates para comercialização de ovinos nas categorias borrega, ovelha, cordeiras e cordeiros. Em 2019, foram comercializados 1.818 animais, perfazendo R$ 623,7 mil. A expectativa para este ano é de participação de 150 produtores.

Além dos remates, julgamentos e concurso municipal de borregas, os artesãos mostrarão o trabalho desenvolvido com a lã desde a lavagem, cardagem, confecção do fio e das peças na casa do artesão. A mostra será no salão de festas, todos os dias, das 8h às 23h.

O evento será aberto no dia 5, com o 25º Rematão de Ovinos. No dia 6, ocorrem os julgamentos de admissão e classificação, e no dia 7 tem concurso de lotes de borregas, remate de reprodutores e ventres tatuados à prêmio, além da inauguração oficial.

Em paralelo à feira, ocorrem a 25ª Credenciadora de Equinos Crioulos Inéditos, o 25º Campeonato Nacional de Paleteadas e a 31ª Mostra Morfológica de Equinos Crioulos.

47ª Exposição Estadual de Ovinos Meia Lã, em Jaguarão

A Exposição Estadual de Ovinos Meia Lã começa no dia 14 de fevereiro, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Jaguarão. A primeira edição ocorreu em 1973. Devem participar 22 expositores com os melhores exemplares das diversas raças de lã e carne para julgamentos e comercialização. Durante o evento, estão previstos o concurso municipal de borregas, além de remates, julgamentos, campeonato de cães de pastoreio e a entrega do prêmio Mérito Ovino. 

No dia 14, ocorrem os julgamentos de admissão. No dia 15, o concurso de cães da raça border collie, os julgamentos de classificação e o desfile de moda de roupas de lã, além da entrega do prêmio Mérito Ovino. No dia 16, último dia da feira, estão previstos concurso de borregas, remate especial de ventres e de reprodutores e a abertura oficial do evento.  

O Rio Grande do Sul tem um rebanho de 3,2 milhões de ovinos, ocupando a segunda posição em número de ovinos, a maioria para corte e misto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.