CI

Felipe Santos vence o Redomão de 21 dias do Doma de Ouro

Disputa da ABCCC ocorreu neste final de semana no Parque de Exposições Assis Brasil


Disputa da ABCCC ocorreu neste final de semana no Parque de Exposições Assis Brasil

Liderando desde a primeira fase, o conjunto formado pelo domador Felipe Santos e a égua Sia Dona de Santa Thereza chegaram ao final do Redomão de 21 dias do Doma de Ouro 2016 na primeira colocação com a nota 73,825 e ficaram com o principal prêmio da disputa. A prova, que contou com a participação de 28 domadores, foi realizada no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio (RS), entre os dias 23 e 24 de julho.

No sábado, dia 23, foram julgadas as etapas de andaduras, mansidão, destreza com o laço, figura e sujeição, que habilitaram os 14 melhores conjuntos a seguir na competição. No domingo, ocorreu a última etapa na qual foram julgadas a escaramuça livre e a etapa de campo. Os jurados da prova são os ginetes atuais vencedores do Freio de Ouro, Raul Lima e Milton Castro. O técnico da ABCCC, Luciano Passos, supervisionou a prova.

Para Felipe Santos, ficar em primeiro lugar foi uma grande surpresa. “Fiquei muito contente pois eu só queria ficar entre os 14, não esperava ganhar”, diz. Sobre a égua, disse que tinha dúvidas quanto ao seu desempenho mas não deixou de acreditar no seu potencial por conhecer a genética do animal. “Sabia que ela tinha um sangue funcional e tivemos a sorte de pegar dois bois bons no final”, comentou o domador, destacando ainda que para a prova de um ano o animal ainda pode evoluir.

Além de Felipe Santos e Sia Dona de Santa Thereza, também se destacaram o segundo colocado Alan Machado Rosa montando Talha de Santa Thereza, o terceiro Ricardo Perez com Rica Flor da Morada Nova, o quarto lugar, Junior Chileno com PO Griteria e o quinto Márcio Costa com Presilha da Reconquista. A disputa também foi elogiada pelos jurados, que sabem da dificuldade do trabalho e da importância de se valorizar o domador. “A égua que ganhou teve explosão e estava na mão do ginete. E isso é importante pois o cavalo tem que estar bem sujeito. Nenhum cavalo chega a um Freio de Ouro, por exemplo, sem uma boa doma”, avaliou Milton Castro.

Para Raul Lima, chamou a atenção o nível da prova, considerando que os animais tem somente 21 dias de trabalho. “A genética do cavalo Crioulo vem evoluindo muito e por isso se consegue esse resultado. Para os treinadores, é muito mais fácil receber um animal bem domado, isso encurta o tempo de trabalho e reduz o gasto do criador. A ABCCC está de parabéns por valorizar o domador”.
 
Os melhores domadores na etapa de Redomão de 21 dias do Doma de Ouro receberam premiação pela colocação. Os dez primeiros receberam um cheque que dá direito à R$ em compras na Correaria Dima, apoiadora do evento. Já os cinco primeiros colocados receberam também premiações em dinheiro oferecida pela ABCCC, num total de R$ 10 mil. Além disso, o primeiro lugar ainda recebeu um troféu com uma peça em couro confeccionada exclusivamente para o prêmio, pela sogueria El Paysano.
 
De acordo com o regulamento do Doma de Ouro, todos os participantes dessa etapa de Redomão, independentemente de ter se classificado para a última etapa, estão aptos a se inscreverem para a etapa de um ano. A agenda dessa etapa, com o local, data e programação, será divulgada pela ABCCC, nos meses próximos do fechamento do ciclo.

Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação
Texto: Douglas Saraiva/ABCCC

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.