CI

Fenagro 2016 vai sediar campeonato e exposição nacionais

Exposição Nacional de Ovinos e Campeonato Brasileiro de Marcha Picada Mangalarga Marchador atraem criadores de todo o Brasil


Mais de mil animais, oriundos de quase todo o país, participarão da Exposição Nacional de Ovinos das Raças Dopper e White Dopper, como parte da programação da 29ª edição da Feira Nacional da Agropecuária – Fenagro, que tem início neste sábado (26). Para agregar e credenciar o alto nível da competição e, ao mesmo tempo, acompanhar as tendências do país de origem das raças, a organização trará para o julgamento três jurados da África do Sul.

Os árbitros africanos somarão esforços ao júri nacional. A iniciativa é uma ação conjunta entre Associação Brasileira de Criadores de Dorper–ABCDorper e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia –Accoba. A Fenagro vai até dia 4 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador.  
 
Na cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, a Bahia lidera o ranking nacional de caprinos, com um rebanho aproximado de 2,360 milhões de cabeças, seguido dos estados de Pernambuco e Piauí. Já o plantel de ovinos ocupa o segundo lugar no ranking, com aproximadamente 2,815 milhões de exemplares da espécie, atrás apenas do estado do Rio Grande do Sul (4,223 milhões de cabeças). Os números são do IBGE. Ainda segundo a pesquisa, os municípios com maior contingente de animais são Casa Nova, Juazeiro, Remanso, Curaçá e Uauá.
 
Reciclagem de árbitros
 
Também será destaque na FENAGRO 2016 o Campeonato Brasileiro de Marcha Picada Mangalarga Marchador, que acontece uma vez no ano e vai envolver boa parte dos quase 500 animais da raça que participam do evento. A competição nacional acontecerá no período de 29 de novembro a 4 de dezembro, das 8h às 18h, e julgará morfologia e marcha.

Durante os dias da prova, será realizada uma reciclagem de árbitros, que definirá um padrão de julgamento para os quesitos de marcha picada. Um total de 20 juízes da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador participará do treinamento.. Palestras fazem parte da programação.

Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador da Bahia – ABCCMMBA, Saulo Faria, a Bahia é referência em melhoramento genético. “Temos a honra de anunciar que os dois melhores cavalos de marcha picada e de marcha batida são oriundos de criatório baiano”, declarou Faria.  Os animais Paparazzo EAO e Iguape Catalão foram premiados em disputa nacional, que aconteceu em julho, em Belo Horizonte – MG.  A Bahia ocupa a 4ª posição no ranking nacional em número de criadores, com 800 associados à entidade.

Uma novidade nesta edição da feira é a criação de um espaço multiuso do Mangalarga Marchador com boutique, central para solução de problemas de documentação, dirigido aos criadores, que funcionará ao lado da Tribuna de Honra.

29ª FENAGRO
Data: 26 de novembro a 4 de dezembro
Horário de funcionamento: 8h às 22h
Local: Parque de Exposições de Salvador
Ingresso: R$ 10 (crianças até 12 anos não pagam) /
*Neste sábado (26), excepcionalmente, a entrada acontecerá mediante a doação de um quilo de alimento não perecível por adulto.
Informações: (71) 3286-7314

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.