CI

Fenagro espera R$ 30 milhões em negócios e 60 mil visitantes


Agroindústria baiana e as redes de supermercado esperam estreitar os laços e garantir novos negócios com evento. Cerca de 12 mil animais estarão em exposição, e devem ser fechados negócios em torno de R$ 30 milhões, durante os 34 leilões oficialmente programados, e com a venda direta de caprinos, ovinos e eqüinos.

Os números dão idéia da expectativa dos promotores da Feira Internacional da Agropecuária 2003 (Fenagro), que vai acontecer entre os próximos dias 29 e 7 de dezembro em Salvador. Iniciativa da Associação Baiana dos Criadores (Abac) e Secretaria da Agricultura (Seagri), este ano a feira traz como novidade o Agro Portal, espaço destinado à realização de negócios diretos.

Reformas realizadas pela Seagri no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador ampliaram a área da mostra. As mudanças incluem aumento dos estacionamentos, recuperação nas vias de acesso, e construção de novas baias para abrigar os animais. Está confirmada participação de expositores de diversos países como Nova Zelândia, Bélgica, Suécia, Uruguai, Nicarágua, El Salvador, Guatemala, Suíça, Argentina e México.

Agro Portal

A geração de negócios durante e depois do período da feira vai acontecer pela venda direta de animais, veículos, máquinas e implementos agrícolas, além dos leilões oficiais programados. Serão mil expositores de animais e de empresas ligadas à agroindústria de 14 estados brasileiros. Cerca de 6 mil visitantes estão sendo esperados diariamente no parque durante o período da feira.

O Agro Portal será o diferencial da Fenagro 2003. Trata-se de um espaço de 2,4 mil metros quadrados, com 88 estandes, onde a agroindústria baiana e as redes de supermercado esperam estreitar os laços e garantir novos negócios. A novidade é resultado de parceria entre o governo da Bahia, Associação Baiana de Criadores (Abac), Associação Baiana de Supermercados (Abase), Banco do Nordeste e Banco do Brasil. Lançada oficialmente na semana passada, a Feira e o Agro Portal foram apresentados à imprensa, empresários e expositores baianos durante coquetel no Hotel Othon Palace, com participação dos secretários da Agricultura, Pedro Barbosa, e da Indústria e Comércio, Otto Alencar, presidentes da Abac, Jayme Fernandes, e Abase, João Gualberto Vasconcelos e os superintendentes do Banco do Nordeste, Paulo Sérgio Ferraro e do Banco do Brasil, Sidnei Senhorini.

Modernização

"A criação do Agro Portal amplia e moderniza a Fenagro, que se consolidou no calendário das principais exposições brasileiras com status de mostra internacional", comentou o secretário da agricultura, Pedro Barbosa. Ele enfatiza que a proposta é fortalecer o agronegócio, aproximando o comércio da produção baiana.

Para o presidente da Abase, João Gualberto Vasconcelos, o Agro Portal vai promover o encontro entre a indústria e a rede de supermercados, dando oportunidade ao produto baiano de marcar presença junto a marcas líderes, nas prateleiras das grandes redes de varejo e atacado. "Será uma eficiente ação de divulgação das indústrias baianas, sobretudo as de menor porte, que encontram dificuldades em acessar o mercado intermediário. A confirmação do número de expositores, a qualidade das matrizes, e atrações como os leilões, shows musicais, e interesse de investidores do agronegócio fazem com que a feira atraia participantes de diversos países, e garanta o fechamento de negócios durante e depois do período da exposição.

Lazer

Este ano a garotada terá espaço de 1,5 mil m² para aprender e brincar. Batizado de Fenagro kid o espaço foi planejado com expectativa de receber 10 mil meninos e meninas. A área terá duas arquibancadas, com capacidade para 350 crianças cada, picadeiro para apresentação das peças teatrais, com temas voltados para preservação ambiental, e shows musicais. Terá ainda uma área para exibição de pequenos animais, aves exóticas e avestruzes. As empresas patrocinadoras vão expor produtos voltados para crianças e distribuir brindes.

Iniciativa da Secretaria de Agricultura para divulgar a importância da qualidade carne e do leite consumidos nos lares baianos, o Projeto Empreendedor do Futuro também estará presente na Fenagro Kid, voltado a crianças.

Os pequenos poderão participar de mini-palestras e jogos educativos ministrados por estudantes de Administração em Agronegócio da FTC e de Medicina Veterinária da Ufba e Unime. Qualquer criança poderá visitar o estande sem custo algum desde que esteja cadastrada. Para fazer o cadastro as escolas deverão entrar em contato com a Seagri pelo telefone (71) 3115-2869.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.