CI

FENASOJA 2018: Agricultores do Noroeste gaúcho participam de mais um dia de campo

Mais de 400 agricultores de oito municípios do Noroeste gaúcho participaram de dia de campo realizado na Fenasoja 2018


Acompanhados de extensionistas da Emater/RS-Ascar, mais de 400 agricultores de oito municípios do Noroeste gaúcho participaram de dia de campo realizado nesta quinta-feira (03/05), na Feira Nacional da Soja (Fenasoja 2018). Até o momento, em torno de 1.100 agricultores já participaram de excursões à feira, organizadas pela Emater/RS-Ascar, com apoio da comissão organizadora da Exporural e da Ouro e Prata. 

O agricultor Mário Bratz, de São Pedro do Butiá, interessou-se pelas orientações da estação sobre energias renováveis, onde foram apresentadas propostas de produção de energia solar a partir de placas fotovoltaicas, biodigestor, sistema simplificado de aquecimento de água e carneiro hidráulico. ?É muito importante na propriedade da agricultura familiar ter alternativas para reduzir custos, como é o caso da energia solar. Eu tenho um biodigestor de pequeno porte para produzir gás de cozinha, parecido com esse que tem na feira, funciona muito bem?, comentou o produtor.

O diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, que também acompanhou a estação conduzida pelos engenheiros agrônomos Carlos Olavo Neutzlig e Neimar Freddi, destacou que ?a Instituição já tem uma tradição no trabalho com energias alternativas e renováveis, como biodigestores e energia eólica e, agora, de forma mais consistente, está sendo muito demandada pelos agricultores na área de energia fotovoltaica, aproveitando essa energia que vem do sol, para aumentar a autonomia das propriedades e diminuir custos?. 

Outra estação abordou o tema Importância e tecnologias de produção de alimentos para autoconsumo. A engenheira agrônoma Ancila Altmann destacou a diversidade de alimentos que podem ser produzidos ao longo do ano, a valoração da produção do próprio alimento e tecnologias expostas no local, como irrigação, ambiente protegido para produção de mudas, composteira e hidroponia. A assistente técnica regional Social, Lisete Primaz, destacou ações que promovem o bem-estar e a saúde da família no meio rural. 

O manejo integrado de pragas e doenças em culturas de grãos recebeu destaque na estação coordenada pela engenheira agrônoma de Cerro Largo, Carla Sausen, e pelo engenheiro agrônomo de Cândido Godói, Elton Naumann. O controle biológico na cultura da soja e do milho foi abordado em estação coordenada pela Central de Cooperativas Unicooper e pela Arede. Foram abordados o uso de insumos biológicos com manutenção da produtividade e da biodiversidade, com menor agressão ao meio ambiente e à saúde.

O público também conferiu orientações sobre gestão na atividade leiteira, com ênfase em índices que devem ser medidos para o êxito na gestão e apresentação de resultados obtidos em propriedade de Santa Rosa, assistida por meio do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar. A estação foi conduzida pelo assistente técnico regional de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, Ivar Kreutz, e pelos médicos veterinários Guilherme Dahmer e Felipe Bieger. Já o assistente técnico regional de Manejo de Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, Fernando Dornelles Fagundes, destacou os cuidados com o solo em pastagens perenes, anuais e no campo nativo. 

Após o dia de campo, os participantes interessados tiveram a oportunidade de participar de curso desenvolvido na área da Exporural, sobre instalação, manutenção e cuidados com cerca elétrica, especialmente primando pela segurança no trabalho. 

Nesta sexta-feira (04/05), a partir das 9h30, acontece mais um dia de campo promovido pela Emater/RS-Ascar na área da Exporural. São aguardadas excursões de Bossoroca, Cândido Godói, Guarani das Missões, Independência, Porto Xavier, Salvador das Missões, Cerro Largo, Santa Rosa e São Miguel das Missões. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.