CI

Fenatrigo dará espaço ao Programa Estadual de Conservação do Solo e Água

Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água foi lançado em dezembro de 2014


O presidente da 8ª Fenatrigo e também secretário de Desenvolvimento Rural de Cruz Alta, João Paulo Ribas dos Reis, tratou nesta quarta-feira (01/06), da programação do evento, que irá ocorrer no município, entre os dias 19 e 23 de outubro, no Parque Integrado de Exposições de Cruz Alta. A programação que está sendo construída com a Emater/RS-Ascar, Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) e Universidade de Cruz Alta (Unicruz) dará prioridade ao Programa Estadual de Conservação do Solo e Água, energias alternativas e agroindústria familiar. 

De acordo com o gerente da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Carlos Turra, está sendo planejado para outubro um fórum regional sobre solo e água, com a participação de especialistas e produtores rurais da região Noroeste. O objetivo do fórum será refletir sobre a dificuldade no Rio Grande do Sul de implementar uma agricultura conservacionista, que garanta produção, produtividade e rentabilidade agrícola ao produtor rural. 

Nesse sentido, o Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água, lançado em dezembro de 2014 pelo Governador José Ivo Sartori, apresenta-se como uma estratégia, com atuação em pelo menos três frentes: 1) adoção de uma Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS) em Uso, Manejo e Conservação do Solo e da Água; 2) Programa de Reserva e Armazenagem de Água; 3) e Programa de Apoio ao Ensino de Solo e de Água na Escola. 

Também participaram do encontro, em Cruz Alta, o pesquisador da CCGL e professor da Unicruz, Jackson Fiorin, e de parte da Emater/RS-Ascar, a supervisora microrregional, Monique Chaves, chefe da equipe municipal, Gustavo Basso, engenheira agrônoma Larissa dos Reis, extensionista Social Rosita Heringer de Lima e assistente técnico regional de Manejo de Recursos Naturais, Dejair Burtet. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.