CI

Fenotipagem de plantas integra fórum de economia verde no Rio

Evento tem como tema central a Bioeconomia & Inovação reúne pesquisadores de cinco unidades da Embrapa


A 7ª edição do Green Rio/Green Latin American, plataforma de negócios sustentáveis que reúne expositores, palestrantes e representantes da economia verde e do setor orgânico abre espaço para discutir um tema que vem ganhando cada vez mais força no Brasil e no exterior – a fenotipagem para melhoramento genético de plantas. 

Organizado por instituições brasileiras e alemãs, o evento – iniciado nesta quinta-feira (24) e com término sábado (26) - que tem como tema central a Bioeconomia & Inovação reúne pesquisadores de cinco unidades da Embrapa.

A convite do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Embrapa e do Green Rio, o pesquisador da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), Paulo Sérgio de Paula Herrmann Júnior, vai abordar a fenotipagem e melhoramento genético de plantas, também no dia 25, às 13h45, na sessão A. 

A participação da Embrapa ocorre no I Seminário Brasil-Alemanha em Bioeconomia, que é realizado pelas instituições brasileiras em parceria com os Ministérios Federais da Educação e Pesquisa (BMBF) e da Alimentação e Agricultura da Alemanha.

De acordo com o coordenador-geral de Bioeconomia do MCTIC, Bruno César Prosdocimi Nunes, o objetivo central do evento é identificar quais os pontos de sinergia e interesse mútuo entre pesquisadores de ambos os países e que poderão convergir para parcerias bilaterais nos temas: fenotipagem  e melhoramento genético de plantas, uso industrial da biomassa e controle biológico de pragas e bioinsumos.

“A participação brasileira será crucial durante os três painéis que ocorrerão em paralelo. Após exposição de keynoters, que explanarão sobre o estado da arte naqueles temas em seus países, os especialistas (brasileiros e alemães) terão a oportunidade de debaterem sobre os pontos de interesse mútuo para a cooperação, identificando possíveis parcerias ou mesmo expondo os esforços nacionais nos temas abordados”, diz o coordenador. 

Ele esclarece que após os debates, os resultados serão consolidados em documento a ser referenciado nas discussões da Cooperação Científica e Tecnológica entre Brasil e Alemanha em Bioeconomia, assinada em agosto de 2015. “Esse documento direcionará eventual futura chamada conjunta com agências de fomento à PD&I alemãs”, afirma.

Do topo à raiz

Coordenador da Rede Brasileira de Fenotipagem de Plantas, criada em 2014, Paulo Herrmann - que permaneceu três anos como pesquisador do Labex Europa junto ao Forschunszentrum Jülich/Institute of Bio-Geoscience 2 (IBG-2): Plant Science, em Jülich, na Alemanha - está à frente das pesquisas sobre a temática na Embrapa Instrumentação.

Em 2017, o pesquisador organizou a Segunda Conferência Latino-Americana de Fenotipagem e Fenômica para Melhoramento de Plantas (II LAPhPB), sediada na Embrapa Instrumentação. De acordo com Herrmann, a nova fenotipagem, identificada como de alto desempenho, é inovadora e baseia na multidisciplinaridade da pesquisa.

“Ela permite antecipar soluções para problemas como aquecimento global e necessidade de alimentos diante do aumento da população do mundo, além de reduzir, pela metade, o tempo entre a pesquisa e a introdução dos seus resultados no mercado”, explica. O pesquisador acredita que a participação no seminário será uma oportunidade importante de apresentar as pesquisas realizadas no Brasil e um momento de internacionalizar o tema. 

Green Rio espera três mil visitantes

Desde 2012, o evento Green Rio vem se firmando como a plataforma de negócios que reúne expositores, palestrantes e representantes da Economia Verde, dos setores orgânico e sustentável. A expectativa é que o evento receba mais de três mil visitantes em 2018, que estarão em contato com cerca de 80 expositores do Brasil e do exterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.