CI

Fepagro apresenta proposta de revitalização da Fundação à SDR

"Temos que resgatar a Fepagro como órgão do Estado"


As diretrizes do Plano de Gestão Estratégica para a revitalização da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) foram apresentadas para o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, na tarde desta quinta-feira (26), no gabinete do secretário. Na apresentação, o presidente da Fundação, Danilo dos Santos, afirmou que "temos que resgatar a Fepagro como órgão do Estado."


Pavan disse que todos os programas da Secretaria têm a necessidade de dialogar com a Fepagro. Os dois órgãos programaram para as próximas semanas novos encontros para confirmar futuras ações.

Durante o encontro, foi sugerida uma parceria entre a Fepagro e a Secretaria no Programa Troca-troca de Sementes da SDR. Os pequenos agricultores inscritos no Programa receberiam sementes certificadas de milho e feijão com genética da Fundação. O presidente Fepagro falou, também, na importância de direcionar as pesquisas para projetos de interesse do Governo do Estado.

"A Fepagro deve ser um instrumento qualificado para auxiliar o Governo do Estado no desenvolvimento sustentável das diferentes regiões agroecológicas potencializando as vocações locais", afirma o dirigente. Adiantou que, em dois anos, a Fepagro pode pode produzir a melhor semente de azevem do País.

Parcerias
Além das parcerias que podem ser confirmadas no Programa Troca-troca de Sementes da SDR, existem cadeias produtivas no Estado, como a cadeia do leite e da psicultura, que merecem maior atenção e podem ser beneficiadas com o apoio da Fepagro. Segundo Pavan, a parceria com a Fepagro pode ser importante para atender as carências nestas áreas no Estado.


O secretário citou como exemplo o que constatou em recente viagem dele a Ijuí. No município, localizado na maior região produtora de peixe de água doce do País, não tinha peixe para abastecer o município na Semana Santa. Problemas como este podem ser sanados se há um trabalho de pesquisa e acompanhamento prolongado, afirmou o secretário.

Além do secretário Ivar Pavan e do presidente Danilo dos Santos, o encontro na SDR contou com as presenças do diretor técnico Luciano Kayser Vargas e dos chefes de Gabinete Alexander Cenci (Fepagro) e Inácio Beninca (SDR), e do diretor do Departamento de Desenvolvimento Agrário da SDR, Jaime Martini.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.