CI

Fepagro realiza ato simbólico de doação de área para IF-RS

A iniciativa representa um passo importante no processo de recuperação da unidade


O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainard, participou nessa semana do ato simbólico de doação de uma área de 65 hectares da Fepagro de Vacaria, para a instalação do Campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IF-RS). A iniciativa representa um passo importante no processo de recuperação da unidade, que conta com 375 hectares e que, até o início do ano passado, encontrava-se praticamente desativada.


“Com essa doação para o IF-RS firmamos nosso termo de cooperação técnico científico com o instituto, com o objetivo de potencializar a pesquisa no Estado”, disse o diretor-presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos. O trabalho a ser realizado conjuntamente entre a Fepagro e o instituto se concentrará em melhoramento de grãos, principalmente trigo, sorgo e feijão. “A proposta é construir projetos coletivos de pesquisa, com a realização de estágios aos alunos do IF-RS, sob a supervisão dos pesquisadores da Fepagro.”

Santos recorda que até meados de 2011 a unidade tinha apenas um pesquisador com mestrado e sete servidores de apoio. “Estava praticamente abandonada e já conseguimos recuperar boa parte, com a realização de vários experimentos, além do plantio de uma área demonstrativa de sementes de soja da Fepagro, que chega a 70 hectares.” Além disso, foram nomeados três pesquisadores doutores, justamente para reforçar a equipe e permitir parceria com o Instituto Federal.


Atualmente, nesse Centro de Pesquisa estão sendo realizados alguns trabalhos com linhagens e cultivares de trigo, em parceria com a Embrapa Passo Fundo, trabalhos estruturantes de agroenergia, parceria com a Embrapa Pelotas, observatório integrado de informações agrometereológicas, em parceria com a UCS e vários ensaios de variedades de trigo, soja, sorgo e milho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.