CI

Fepagro Sementes celebra 79 anos

A Fepagro Sementes, em Júlio de Castilhos, comemora hoje 79 anos de fundação.


A Fepagro Sementes, em Júlio de Castilhos, comemora hoje 79 anos de fundação. Criada em 17 de agosto de 1937, com o nome de Campo de Multiplicação de Grãos, desde 1940 desenvolve a pesquisa no melhoramento do trigo e da soja. Em 1947, o Campo foi rebatizado com o nome de Estação Experimental de Júlio de Castilhos.

Na década de 1970, conveniada para um programa de melhoramento do trigo, a Estação Experimental passou a lançar várias cultivares deste cereal. Ao mesmo tempo, a partir de 1972, transformou-se em principal base de pesquisa da soja, área na qual se destaca até os dias de hoje.

Os trabalhos com trigo e soja desenvolvidos pela unidade foram bastante significativos, permitindo o desenvolvimento destas culturas no Rio Grande do Sul, além de contribuir com novas cultivares para a implantação da triticultura e sojicultora no resto do país, especialmente no Paraná, Mato Grosso e Santa Catarina.

Hoje, o Centro de Pesquisa coordena o Programa de Melhoramento de Soja do Estado, tendo acumulado, há décadas, importantes contribuições ao setor. Além da soja, a Fepagro Sementes também realiza ensaios em rede de feijão e trigo. Com a parceria com outras instituições de ensino e pesquisa, importantes projetos - como o Mais Água e seus subprojetos Grãos PD, Monitora e Meteoro -, também estão em execução na Fepagro Sementes. Outro projeto atualmente em desenvolvimento é a respeito da influência de plantas de cobertura sobre parâmetros de solo e produtividade de culturas de grãos planalto médio do Rio Grande do Sul.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.