CI

Feromônios de vermes protegem as culturas

"As raízes das plantas estão constantemente expostas aos vermes no solo, por isso faz sentido que as plantas tenham evoluído para detectar a praga"


Pesquisadores do Instituto Boyce Thompson, dos Estados Unidos, descobriram que os compostos de uma fonte improvável, vermes microscópicos, podem proteger as colheitas de pragas e patógenos sem o uso de pesticidas tóxicos. Conforme descrito na pesquisa publicada na edição de maio de 2019 do Journal of Phytopathology, esses compostos ajudaram a proteger as principais culturas de vários patógenos e, portanto, têm potencial para economizar bilhões de dólares e aumentar a sustentabilidade agrícola em todo o mundo. 

Liderado pelo Associado de Pesquisa Sênior do BTI, Murli Manohar, uma equipe em torno dos professores Daniel Klessig e Frank Schroeder investigou os efeitos de um metabólito de verme chamado ascr # 18 na saúde das plantas. Ascr # 18 é um membro da família ascaroside de feromônios, que são produzidos por muitas espécies de larvas de vermes redondos para comunicação química. Os pesquisadores trataram soja ( Glycine max ), arroz ( Oryza sativa ), trigo ( Triticum aestivum ) e milho ( Zea mays ) com pequenas quantidades de ascr # 18, e então infectaram as plantas com um vírus, bactéria, fungo ou oocmycete. 

Quando examinados vários dias depois, as plantas tratadas com ascr # 18 foram significativamente mais resistentes aos patógenos em comparação com plantas não tratadas. "As raízes das plantas estão constantemente expostas aos vermes no solo, por isso faz sentido que as plantas tenham evoluído para detectar a praga e preparar o sistema imunológico antes de serem atacadas", diz Schroeder. 

Porque eles estimulam o sistema imunológico das plantas ao invés de matar pragas e patógenos, os car- carósidos não são pesticidas. Como resultado, eles provavelmente serão muito mais seguros do que muitos meios atuais de controle de pragas e patógenos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.