CI

Ferramenta ajuda produtores contra Ferrugem Asiática

Segundo o Consórcio Antiferrugem, na safra 20/21, já são 215 casos da doença


Foto: Pixabay

Produtores de soja do Rio Grande do Sul contam com uma ajuda tecnológica para o combate à Ferrugem Asiática, uma das principais doenças da cultura. Uma ferramenta chamada Programa Monitora Ferrugem RS traz dados gratuitos que auxiliam na estratégia na lavoura. 

O programa publica dados semanais com informações sobre detecção da presença de esporos associada às condições meteorológicas, gerando mapas indicativos de predisposição da ocorrência da ferrugem asiática nas regiões produtoras. “São informações importantes na tomada de decisão dos técnicos e produtores, para adoção de medidas de manejo da doença”, explica Ricardo Felicetti, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR). 

O Monitora Ferrugem RS foi implementado na safra 2019/2020, e na safra atual foi aprimorado para incluir informações sobre condições meteorológicas, tais como precipitação pluvial, temperatura e molhamento foliar. Os dados são gerados pelo Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), da SEAPDR. 

Criado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e a Emater/RS-Ascar, o programa ainda com o trabalho de universidades gaúchas, Embrapa e Instituto Federal.

Segundo o Consórcio Antiferrugem, na safra 20/21, já são 215 casos da doença, dois a mais do que na safra passada, que contabilizou 213 casos. O Rio Grande do Sul está na segunda posição, com 59 ocorrências. Em primeiro aparece o Paraná, com 87. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.