Ferramenta direciona fazendas para produção sustentável
É feito um levantamento na propriedade e direcionadas ações para produção agrícola e pecuária sustentáveis
Produzir mais usando menos terra e defensivos é um desafio mundial. Produzir com qualidade e sustentabilidade é mais ainda. Produtores que ocupam áreas dos biomas Amazônia e Cerrado têm este compromisso como obrigação. Não são poucos os olhares de compradores de produtos do agronegócio brasileiro para as questões de preservação.
A tarefa nem sempre é simples. A tecnologia pode ajudar nessas ações. Uma plataforma permite fazer um raio-x da propriedade e direcionar quais medidas precisam ser adotadas para uma produção ecologicamente correta.
A Produzindo Certo faz a análise da situação socioambiental das fazendas, identificação das ações necessárias para que elas possam se adequar aos parâmetros legais e de mercado nessas áreas e assistência técnica na execução das medidas sugeridas.
O foco está no fortalecimento das cadeias produtivas, com a correta gestão dos recursos naturais e o respeito aos interesses da sociedade. No trabalho está incluída a ponte entre empresas e produtores com os mesmos objetivos, contribuindo para abrir mercados a produtores em um cenário cada vez mais exigente por parte dos compradores. A maior atuação hoje está em soja, pecuária de corte, milho, algodão, laranja e tabaco.
O serviço costuma ser contratado por empresas como traders, indústrias de alimento e varejo, por exemplo, que ofertam a seus fornecedores (produtores rurais). Quando um produtor, que não esteja coberto por nenhum contrato pode contatar diretamente.
Veja no vídeo mais detalhes de como o trabalho é feito e os resultados.