Ferramenta faz previsão de colheita da maçã
CI
Imagem: Pixabay
TECNOLOGIA

Ferramenta faz previsão de colheita da maçã

Mapas trazem as datas mais prováveis para colheita dos diferentes cultivares de SC
Por: -Eliza Maliszewski

Uma nova ferramenta, desenvolvida pela Epagri, exibe em mapas as datas mais prováveis para colheita dos diferentes cultivares de maçã produzidos em Santa Catarina. Gabriel Berenhauser Leite, pesquisador da Epagri/Ciram, explica que os mapas podem ser utilizados por agricultores, extensionistas rurais e cooperativas agrícolas para o planejamento da colheita e posterior armazenagem dos frutos em câmaras frias. Estão disponíveis datas de prováveis colheitas das maçãs Imperatriz, Lis Gala, Monalisa, Condessa, Castel Gala, Daiane, Fuji Suprema e Baronesa. 

Foram considerados sete cenários diferentes de datas de início da floração para cada cultivar. Os mapas das datas prováveis para a colheita da maçã são visualizados em diferentes cores, que representam os decêndios de colheita para cada localidade.

No canto inferior esquerdo da imagem existe uma legenda que relaciona uma cor para cada decêndio, assim como o total da soma térmica da cultivar e o cenário com a data de floração utilizado com referência para o início da soma térmica.

Clique aqui para ver os mapas de previsão de colheita da maçã.

* informações da Epagri


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.