CI

Ferramenta faz previsão de colheita da maçã

Mapas trazem as datas mais prováveis para colheita dos diferentes cultivares de SC


Foto: Pixabay

Uma nova ferramenta, desenvolvida pela Epagri, exibe em mapas as datas mais prováveis para colheita dos diferentes cultivares de maçã produzidos em Santa Catarina. Gabriel Berenhauser Leite, pesquisador da Epagri/Ciram, explica que os mapas podem ser utilizados por agricultores, extensionistas rurais e cooperativas agrícolas para o planejamento da colheita e posterior armazenagem dos frutos em câmaras frias. Estão disponíveis datas de prováveis colheitas das maçãs Imperatriz, Lis Gala, Monalisa, Condessa, Castel Gala, Daiane, Fuji Suprema e Baronesa. 

Foram considerados sete cenários diferentes de datas de início da floração para cada cultivar. Os mapas das datas prováveis para a colheita da maçã são visualizados em diferentes cores, que representam os decêndios de colheita para cada localidade.

No canto inferior esquerdo da imagem existe uma legenda que relaciona uma cor para cada decêndio, assim como o total da soma térmica da cultivar e o cenário com a data de floração utilizado com referência para o início da soma térmica.

Clique aqui para ver os mapas de previsão de colheita da maçã.

* informações da Epagri

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.