CI

Ferramenta identifica, detecta e conta as pragas na lavoura

Solução é capaz ainda de monitorar o cultivo de uma fazenda


Foto: Eliza Maliszewski

Uma startup de Sorocaba, interior de São Paulo, voltada ao ramo do agronegócio, criou uma armadilha, que pode detectar, identificar e contar as pragas no campo. Com uso de inteligência artificial a ferramenta facilita o combate preventivo e mais assertivo no trabalho de cultivo e colheita de grãos, sementes e outros.

A solução é capaz ainda de monitorar o cultivo de uma fazenda, independentemente do tamanho, fornecendo informações como temperatura, umidade e características de solo. “Sensores espalhados pela área nos transmitem informações, em tempo real, que são analisadas pelos sistemas desenvolvidos pela empresa”, detalha. “Assim, é possível saber exatamente o que a plantação precisa e quando ela precisa, garantindo um consumo mais racional e sustentável", diz o CEO da SensaIoTech, João Lopes.

Atualmente a solução vem sendo desenvolvida em parceria com a Embrapa e com resultados satisfatórios. “Somos os olhos da fazenda em tempo real. A solução possibilita que um fazendeiro, lá na China, saiba como está a fazenda dele, hectare por hectare”, atesta. “Assim, conseguimos transformar a vida do produtor de forma sustentável, aumentando, inclusive, a sua produtividade e evitando desperdícios”, conta Lopes.

A armadilha está em fase de testes e provas de conceitos. De acordo com a empresa a solução pretende ser implantada, de fato, a partir de outubro. Além de toda a pesquisa há uma empresa francesa que fabrica radares e satélites ajudando no aprimoramento e aperfeiçoamento eletrônico da solução.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.