CI

Ferramentas de precisão podem aumentar a produtividade

“Os agricultores implantam robôs, sensores sem fio instalados no solo e drones para avaliar as condições de plantio"


Um texto publicado no portal agronegocios.co indicou que a utilização de ferramentas de precisão na agricultura garante uma grande probabilidade para que os agricultores aumentem a produtividade de suas lavouras. De acordo com a publicação, 2 bilhões de toneladas de alimentos, que respondem por quase metade dos alimentos produzidos por ano, acabam como resíduos, enquanto estima-se que 124 milhões de pessoas em 51 países enfrentam falta de segurança alimentar. 

“Acrescente a isso a falta de terra arável, declínio do abastecimento de água, as alterações climáticas e o crescimento da população projetada de 7.600 milhões para 9.800 milhões para 2050, disse a Microsoft em um relatório sobre a importância das novas tecnologias para o setor agrícola e segurança alimentar”, diz o texto. 

Nesse cenário, essas tecnologias que aprofundam a agricultura de precisão aumentam e ampliam o conhecimento profundo dos produtores sobre suas terras, o que torna a produção mais sustentável. A tecnologia avançada pode aumentar a produtividade de uma fazenda em 45% e reduzir o consumo de água em 35%, informa a publicação. 

“Os agricultores implantam robôs, sensores sem fio instalados no solo e drones para avaliar as condições de plantio. Em seguida, eles aproveitam os serviços em nuvem e a computação do ambiente para processar os dados. Até 2050, a fazenda típica deverá gerar uma média de 4,1 milhões de novos dados por dia”, completa. 

O acesso a conectividade de alta velocidade e energia confiável ainda são desafios em muitas partes do mundo. Essa é uma razão pela qual a Microsoft e seus parceiros promovem a disponibilização de banda larga acessível para comunidades rurais em países como a Colômbia por meio da iniciativa Airband.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.