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Ferrovias da Ucrânia lutam para transportar grãos

“Os comerciantes continuam buscando a possibilidade de redirecionar as exportações para a UE"


Foto: Pixabay

As ferrovias da Ucrânia estão lotadas de embarques de grãos tentando encontrar rotas alternativas de exportação depois que a invasão da Rússia bloqueou os principais portos do Mar Negro, informou a Reuters , citando o APK-Inform. As ferrovias ucranianas tinham 12 terminais abertos para os comerciantes, mas os trens estavam recuando e as ferrovias precisarão de duas ou três semanas para processá-los, disse o APK-Inform.

“Os comerciantes continuam buscando a possibilidade de redirecionar as exportações para a UE por via férrea ou por meio de portos romenos, mas as principais barreiras continuam sendo a capacidade limitada de logística de largura de banda e seu alto custo”, disse a APK-Inform. O custo de entrega de grãos ucranianos para o porto romeno de Constanta é de cerca de US$ 133 a US$ 166 por tonelada no momento. Antes da guerra, o custo era de cerca de US$ 40 para transportar grãos para os portos ucranianos do Mar Negro.

Analistas estimam que as exportações de grãos da Ucrânia, que estavam em 43 milhões de toneladas no início da temporada, podem chegar a apenas 1 milhão de toneladas no próximo mês devido a dificuldades logísticas. A Ucrânia foi o quarto maior exportador de grãos do mundo na temporada 2020-21, de acordo com dados do Conselho Internacional de Grãos, com a maioria de suas commodities enviadas pelo Mar Negro.

Em relação à gierra, A Ucrânia anunciou no sábado 2 que recuperou o controle de toda a região de Kiev após quase um mês de ocupação russa, que deixou uma cena apocalíptica e imagens macabras como a de 20 cadáveres espalhados em uma rua de Bucha, a noroeste da capital.

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