CI

Ferrugem asiática atinge sexto estado norte-americano


O fungo da ferrugem asiática foi identificado no nordeste do Arkansas, Estados Unidos, em uma região próxima ao Rio Mississippi, informou ontem (22-11) o Serviço de Inspeção Animal e Vegetal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). É o sexto estado americano a registrar a doença, que já apareceu na Louisiana, Mississippi, Flórida, Georgia e Alabama.

Todos estão se preparando para combater a doença já na próxima safra. Tal preparação inclui a aprovação de novos fungicidas para controlar a doença, treinamento de inspetores de campo, e a formatação de um programa de monitoramento e detecção da ferrugem. Historicamente, medidas de controle, tais como a aplicação de fungicidas, têm protegido as lavouras de soja em países onde a doença é um problema persistente, disse Chris Tingle, agrônomo especialista em soja da Universidade do Arkansas. A ferrugem pode causar perda de 80% da produtividade das lavouras.

Os Estados Unidos são o maior produtor de soja do mundo (produção estimada em 84,572 milhões de toneladas nesta safra) e eram o único dos três maiores que ainda não tinha registrado focos da doença. A ferrugem está presente também no Brasil e na Argentina, segundo e terceiro maior produtor mundial do grão, respectivamente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.