CI

Ferrugem asiática continua sob controle em soja de MS


Após o surgimento de cerca de dez focos de ferrugem asiática em lavouras de soja do centro-sul de Mato Grosso do Sul, no início deste mês, a doença se estabilizou e não há notícias de novas áreas afetadas, segundo o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Asmos.

Segundo ele, o surgimento dos focos foi importante para a intensificação do monitoramento. Postos de vigilância da Embrapa, em parceria com Secretaria Estadual de Produção e empresas privadas, entre elas a Bayer, foram montados nas principais áreas produtoras. Laboratórios para detecção da ferrugem também foram instalados em Chapadão do Sul, Naviraí, Maracaju e Dourados.

Asmos afirma que é importante o agricultor continuar em alerta, mas evitar a aplicação de produtos químicos como medida preventiva. “Aplicações só em casos muito especiais”, afirmou. A ferrugem asiática é um fungo que ataca as folhas da soja, prejudicando o desenvolvimento da planta. A doença surgiu no Estado na safra 2003/2004. Estimativas de entidades ligadas ao setor apontam para um prejuízo de R$ 750 milhões em MS por causa da ferrugem naquela safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.