CI

Ferrugem asiática destrói lavoura em sete dias


A ferrugem asiática é causada por um fungo disseminado pelo vento. Considerada agressiva e de grande poder destrutivo, ela pode aniquilar uma lavoura de soja em sete dias. O combate é feito por meio de fungicidas, porém a resposta ao agrotóxico é mais eficaz se ele for aplicado preventivamente.

Apenas na safra anterior, o prejuízo com o fungo foi de quase US$ 550 milhões e afetou praticamente todas as regiões produtoras de soja no país, principalmente em áreas de plantio tardio, inclusive o Paraná. Nesta safra, segundo a Syntinela, já foram identificados oito focos de ferrugem no Brasil, um deles na região de Nova Cantu, no Paraná.

Duas outras áreas suspeitas de focos e uma confirmada foram encontradas no estado de São Paulo, próximo à divisa com o Paraná. Além de Paraná e São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Bahia também tiveram casos comprovados ou suspeitos de ferrugem, segundo levantamento da Syntinela, no último dia 25.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.