Ferrugem da soja já está em cinco municípios do MS

Agronegócio

Ferrugem da soja já está em cinco municípios do MS

A doença chegou com 14 dias de antecedência no Sul do Estado em relação a 2005
Por: -Fernanda Mathias
1 acessos

Cinco municípios de Mato Grosso do Sul já confirmaram a ferrugem asiática, praga que afeta lavouras de soja, segundo informações do técnico da Fundação MS, Ricardo Brandão. Estão no sistema de alerta da Embrapa Laguna Caarapã, Aral Moreira, Antônio João, Chapadão do Sul e Naviraí. Informações anteriores davam conta de um foco em lavoura experimental de Maracaju, o que a fundação não confirma.

Segundo Barros, a doença chegou com 14 dias de antecedência em relação à safra passada no Sul do Estado, mas na região de Laguna Caarapã chegou mais tarde, o que pode ser atribuído ao vazio sanitário entre 1º de julho e 31 de setembro.

O técnico afirma que o produtor tem de estar atento aos primeiros sintomas da doença, fazer o monitoramento das condições climáticas e da evolução dos focos em sua propriedade. Além disso, afirma, o sistema de alerta tem atualizado diariamente os dados sobre o avanço da ferrugem. Monitorar as lavouras é importante para que o produtor conheça o momento exato para aplicação do defensivo. As chuvas ajudam da proliferação do fungo, que se dá por meio de esporos.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink