CI

Ferrugem já é epidemia nas lavouras de MS

Já são 510 focos registrados desde novembro do ano passado até sexta-feira


A ferrugem da soja já é tratada como epidemia e gera grande preocupação, ameaçando a produtividade do grão de algumas lavouras no Mato Grosso do Sul. De acordo com dados do sistema consorciado de alerta, da Embrapa Soja, são 510 focos registrados desde novembro do ano passado até sexta-feira última (09-02), número 107% maior que o total de focos registrado na safra passada.

O número de focos já se aproxima do Paraná, que concentra a maior parte dos casos do Pais, 632 focos. O avanço aconteceu a partir da segunda quinzena do mês passado e as chuvas favorecem a proliferação da doença.

“A situação é preocupante e há lavouras bastante atacadas na região Sul com perda de produtividade”, diz o pesquisador responsável pelo Centro de Diagnose - SOS Soja, pela Fundação MS, Ricardo Barros. A aplicação do fungicida no momento certo é fundamental para o controle da doença, que provoca a desfolha precoce e impede a formação do grão.

A ferrugem está esparramada entre todos os municípios que têm área plantada com soja no Estado. Barros afirma que municípios do Conesul são os mais afetados. “Alguns produtores que atrasaram a primeira aplicação, por conta da chuva ou falta de monitoramento já perceberam perdas”, diz. De um modo geral, porém, acredita, não deve haver impacto representativo na produtividade da safra.

A produção prevista no Estado é de 4,6 milhões de toneladas e o forte da colheita ocorre de março a abril. A descapitalização do produtor é um ponto de preocupação. O custo para aplicação do defensivo fica entre R$ 40,00 e R$ 50,00 por hectare e muitas vezes é preciso fazer duas ou até três aplicações.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.