CI

Fertilidade de solos é tema de destaque do 28º Seminário Cooplantio

O público do 28º Seminário Cooplantio terá a oportunidade de se aprofundar sobre solos com o especialista e professor Ibanor Anghinoni


O público do 28º Seminário Cooplantio terá a oportunidade de se aprofundar sobre solos com o especialista e professor Ibanor Anghinoni. A palestra do agrônomo, mestre em Ciência do Solo pela UFRGS, e doutor em Agronomia/Ciência do Solo (Purdue University), “Fertilidade de solos no contexto da lavoura de arroz e sistemas associados de produção”, integra o painel ‘Nutrição de Plantas e Manejo de Solos’, no dia 4 de junho, às 14h.

 
Anghinoni fará uma abordagem sobre a lógica da fertilidade do solo, combinando os processos químico, físico e biológico, especialmente na Região Sul, onde tem acompanhado lavouras de arroz e soja, coordenado e orientado pesquisas em manejo da fertilidade do solo em sistemas de produção. “O grande segredo da soja na várzea é manejar o solo para eliminar o excesso de água no estabelecimento e colocar água, no caso de déficit, no período reprodutivo. A várzea cultivada com arroz e a consequente disponibilidade de água, infraestrutura e cultura de irrigação do arrozeiro são facilidades não encontradas na região produtora do Planalto Riograndense”, avalia.
 
O palestrante falará também sobre a importância do manejo do sistema de produção agrícola e pecuária na várzea a partir do compartimento solo, e como a melhoria da fertilidade do solo pode ocorrer ao longo do tempo como fruto do manejo, além da importância da água para se obter alta produtividade com estabilidade de produção. Para Anghinoni, é preciso (re)construir a fertilidade do solo, que não é só química, mas física e biológica. “Aumentar os teores de matéria orgânica é a chave para melhorar todo o sistema de produção”, garante.

 
O painel terá, ainda, a participação do engenheiro agrônomo Pedro Escosteguy, mestre em Ciência do Solo e doutor em Ciência do Solo (University of Wisconsin), com o tema ‘Soja, milho e trigo no Planalto’. Décio Fernando Neuls (Cooplantio Carazinho) e Cláudio Bofill (Cooplantio Uruguaiana) serão os moderadores do debate. 

A 28ª edição do Seminário Cooplantio acontece de 03 a 05 de junho no Centro de Convenções do Hotel Serrano, em Gramado, na Serra gaúcha. Mais informações e inscrições pelo site www.seminario.cooplantio.com.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.