CI

Fertilizante é assunto de painel em Bienal dos Negócios da Agricultura

De acordo com o mediador do painel Marcelo Duarte, o tema fertilizantes é muito importante para Mato Grosso, pois o Estado é o principal consumidor de fertilizantes


Um dos paíneis realizados durante a quinta (22-08), na 3ª Bienal dos Negócios da Agricultura, foi sobre Fertilizantes e seus impactos na renda do produtor. No decorrer do painel os participantes falaram, em suas palestras, sobre "A autossuficiência de fertilizantes no Brasil", "O Cenário mundial dos fertilizantes" e "Agricultura de precisão".

De acordo com o mediador do painel Marcelo Duarte, diretor executivo da Aprosoja, o tema fertilizantes é muito importante para Mato Grosso, pois o Estado é o principal consumidor de fertilizantes. "Hoje Mato Grosso consome cinco vezes mais fertilizantes que a Argentina", disse Marcelo antes de abrir a palavra aos palestrantes. Para se ter uma ideia Mato Grosso hoje consome 450 kg de adubo por hectare cultivado, enquanto que os grandes produtores de grãos, como Paraná, Argentina e Estados Unidos, por exemplo, utilizam aproximadamente 200 kg/ha, 40 kg/ha e 30 kg/ha, respectivamente.

Ao ter a palavra o diretor da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Eduardo Daher, falou sobre o cenário mundial passando pelo nacional até chegar ao cenário de fertilizantes em Mato Grosso. Eduardo contou que hoje o nível mundial de uso e consumos dos cereais encontra-se em baixa e que só a América Latina em 2008 produziu 121 toneladas a menos. "Uma das causas da baixa produtividade dos cereais aqui na América Latina foi o fator climático, se não o principal", completou Eduardo Daher.

Para o palestrante Ali Saad, assessor do Mapa, hoje é o melhor momento para se comprar fertilizantes no país, pois está sobrando. Conforme Ali Saad entre janeiro e julho de 2009 sobraram mais de 4 mil toneladas de fertilizantes no país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.