CI

Fertilizantes são tratados como ‘segurança nacional’

O governo está elaborando um documento que vai estabelecer as metas e os prazos para que o País se torne auto-suficiente


A dependência nacional por fertilizantes está sendo tratada como uma questão estratégica pelo governo federal. ‘‘Os fertilizantes são o ‘calcanhar de Aquiles’ do Brasil porque torna o país vulnerável. É uma questão de segurança’’, observou o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Para reverter esta situação, o governo está elaborando um documento que vai estabelecer as metas e os prazos para que o País se torne auto-suficiente.

‘‘O governo está chamando as empresas exploradoras de minério que estão no Brasil para conversar e está cobrando uma posição’’, disse Stephanes. Segundo ele, o segmento é controlado no mundo por apenas três indústrias multinacionais, enquanto a exploração dos componentes ocorre em somente quatro países. O Brasil importa atualmente 91% de todo o potássio utilizado na composição de fertilizantes, enquanto a substância é explorada em apenas uma jazida localizada em Sergipe e que responde por apenas 6% do consumo interno.

Outras duas jazidas já foram descobertas e começarão a ser exploradas. A partir disso, a capacidade vai aumentar para 20% do consumo interno. Também já foi levantado que o País conta com inúmeras minas de fósforo, mas que nem todas são exploradas. Cerca de 60% deste componente utilizado nas lavouras é importado, mas a previsão do governo é que o País alcance a auto-suficiência em seis ou sete anos. Já a produção de fertilizantes nitrogenados é encarada de forma mais simples. Isso ocorre porque o nitrogênio é extraído do gás natural, cuja jazidas já serão exploradas pela Petrobras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.